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Alimentos que favorecem o descanso

A insónia é um transtorno do sono que afeta o equilíbrio físico e psicológico das pessoas. Fatores como a alimentação têm influência na conciliação do sono.

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Que nada lhe tire o sono

Ambiente ruidoso, alterações do horário, stress, bebidas alcoólicas e o tabaco são apenas alguns dos fatores que influenciam a conciliação do sono. Mas e a alimentação também tem influência no nosso descanso?

Contar carneirinhos, beber leite quente, ler, ligar o televisor, tomar um chá de tília... mil e um remédios, mas nenhum permite conciliar o sono! A nossa dieta também afeta o sono, tanto os hábitos alimentares quanto a relação direta entre alguns nutrientes e a formação de hormonas com impacto no relaxamento.

Para conseguir um descanso eficaz devemos seguir as designadas medidas de "higiene do sono", ou seja, uma série de regras saudáveis que permitem combater a insónia. Segundo os nossos peritos, um dos fatores mais importantes são os hábitos alimentares antes de irmos dormir. 

A alimentação é uma das mais importantes causas da insónia. Não apenas influencia o excesso ou a qualidade, mas também os aditivos e estimulantes que ingerimos. Normalmente, os alimentos preparados provocam uma digestão mais difícil e lenta.

  1. Reduzir ou evitar a ingestão de refeições pesadas e bebidas com álcool são apenas algumas das medidas que devemos adotar para descansar melhor. 
  2. É importante que a dieta nos forneça nutrientes como o cálcio e o magnésio, a carência dos mesmos pode fazer com que acordemos depois de ter dormido várias horas e não consigamos voltar a conciliar o sono. 
  3. A vitamina D é também importante, assim como a vitamina B6 que ajuda a descansar e promove um sono reparador.
  4. Uma dieta rica em fruta, verduras, cereais integrais, derivados do leite, alimentos que contenham ou ajudem na produção de triptofano e melatonina.
  5. Peixe, frutos secos, peru (contém triptofano que participa na produção de serotonina) são ideais para conseguir um sono reparador.

Um exemplo de jantar que favorece o nosso descanso pode ser uma sandes de pão integral com peru, alface ou canónigos e para sobremesa um iogurte com nozes.

O GO fit, através do serviço de nutrição, quer ajudar a que descanse mais e melhor, mediante uma alimentação equilibrada que complemente um exercício físico pautado.

Publicado por:
  • Comer Bem
  • Nutrição
  • nutricionista
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