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Alimentos que fortalecem os seus ossos

Para manter os nossos ossos em boa saúde, é fundamental manter níveis adequados de proteínas, minerais e vitamina C. A nossa equipa de nutrição explica como fazê-lo.

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A alimentação, essencial para prevenir as doenças ósseas

A alimentação é essencial para manter uma correta densidade óssea. Vamos explicar-lhe o tipo de dieta mais benéfico para os seus ossos e deixamos-lhe uma receita para que não tenha dúvidas quando decidir pôr a dieta em prática.

 

 A osteoporose é a mais frequente de todas as doenças ósseas. Para preveni-la – e chegar a evitá-la – é necessário seguir algumas regras, todos os dias, que nos permitam preservar a correta densidade dos ossos. 

De todas elas, podemos destacar a necessidade de manter no nosso organismo as doses adequadas de cálcio, magnésio, proteínas e vitamina D. É igualmente fundamental moderar a ingestão de alimentos que contenham ácido úrico, um dos potenciais responsáveis pela deterioração das nossas articulações.

Outra doença associada ao mau estado dos ossos é a artrose. A artrose é uma doença degenerativa das articulações provocada pela destruição da cartilagem, que nos dá dor e limita os movimentos. Para tratá-la, como em todos os casos em que a regeneração dos tecidos se torna necessária, é fundamental uma boa nutrição, a qual deve incluir:

PROTEÍNAS

As proteínas são essenciais na nossa dieta. A artrose reduz a presença de alguns derivados das proteínas no nosso organismo, pelo que um contributo extra pode ajudar a retardar e a reconstruir a perda de cartilagem. Um exemplo dessas substâncias é a glucosina, que o nosso organismo produz e que, na natureza, se encontra na carapaça dos crustáceos e na cartilagem de todos os animais, fundamentalmente dos animais marinhos.

VITAMINA C

A vitamina C participa na formação da cartilagem e também é um potente antioxidante. Além disso, protege estes tecidos dos radicais livres que os podem deteriorar. Assim, aumentar a dose de vitamina C pode ser a chave para evitar a artrose.

MINERAIS NECESSÁRIOS

O principal mineral do osso é o cálcio, seguido do magnésio. Uma boa quantidade de ambos durante toda a vida é uma medida de prevenção para assegurar a integridade de todos os tecidos.

Da mesma forma, o manganês também tem relevância na produção de compostos que formam a cartilagem. Alguns alimentos ricos em manganês são os frutos secos, o gérmen de trigo, os cereais integrais, as verduras e os legumes.

OUTROS ALIMENTOS QUE CUIDAM DOS NOSSOS OSSOS: O TOFU

O tofu é pobre em gorduras e calorias, fácil de digerir e rico em proteínas vegetais completas. Não contém colesterol, mas antes gorduras essenciais, lecitina, fibra, antioxidantes (vitaminas E e C) e minerais, como o cálcio, magnésio e fósforo. Em geral, é um alimento muito recomendado para nos proteger contra a osteoporose.

 

  • RECEITA DE TOFU MARINADO GRELHADO

Ingredientes para 2 pessoas:

•    1 bloco de tofu, gengibre fresco, 2 dentes de alho, 1 cebolinha, 3 colheres de sopa de molho de soja, sumo de uma lima, 2 colheres de sopa de azeite de girassol, sal e pimenta.

Passos para a preparação: 
1.    Corte o tofu em pedaços de 1 cm e coloque-os numa travessa plana.
2.    Rale um pedaço de gengibre e os alhos. Pique a cebolinha.
3.    Misture o sumo de lima, os alhos, o gengibre, a cebolinha picada e o molho de soja.
4.    Cubra o tofu com a mistura e deixe marinar durante pelo menos 30 minutos no frigorífico.
5.    Aqueça a chapa de grelhar com um pouco de azeite de girassol e grelhe o tofu até ficar dourado.
6.    Acompanhe com umas nozes esmagadas.


Bom apetite! Não se esqueça de que, no GO fit, o ajudamos a sentir-se melhor por dentro e por fora. Viva mais e melhor!

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  • cálcio

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