Aceda à área de sócios

Alimentos que o fazem feliz

Sim, inclui pizza e chocolate.

  • 16
  • JAN

Quer ser mais feliz? Inclua estes alimentos no seu carrinho de compras

Temos o segredo para manter o seu organismo no melhor estado nutritivo e anímico.

Uma boa dieta é fundamental para cuidar do nosso bem-estar não só físico, mas também psicológico. Para isso, devemos incluir alimentos que mantenham o organismo no melhor estado nutritivo, sem carência de vitaminas do grupo B nem de minerais, e que contribuam com uma dose adequada de triptófano.

O nosso cérebro precisa de oxigénio e energia para produzir as endorfinas encarregadas de nos dar aquela sensação de felicidade. Nesse sentido, o contributo da glicose como fonte de energia é imprescindível para o cérebro. Uma das melhores medidas dietéticas para assegurar uma dose adequada de glicose é incluir Hidratos de Carbono complexos através do consumo de frutas, legumes e verduras. As dietas muito baixas em hidratos de carbono complexos podem esgotar a serotonina, uma hormona relacionada com o aparecimento de processos depressivos.

As gorduras saudáveis provenientes dos peixes azuis, como os ácidos ómega 3, fazem subir o nível de “colesterol bom” ou HDL, mais um seguro de saúde cerebral. Muitos estudos relacionam um maior consumo de peixe com uma menor incidência de demência, da mesma forma que associam o abuso de álcool à perda excessiva de neurónios.

Além disso, as proteínas são necessárias para o ótimo funcionamento do cérebro. As proteínas são constituídas por aminoácidos e o nosso corpo carece de alguns desses aminoácidos que só podem ser adquiridos através da dieta. É o caso do triptófano, que permite a produção de serotonina, um neurotransmissor que regula o estado anímico (depressão, ansiedade), o sonho e as sensações de saciedade que a comida proporciona. Alguns alimentos ricos em triptófanos são os ovos, o fiambre, a carne de aves, os peixes azuis e os lácteos.

Como antioxidante, destaca-se o papel da vitamina E, que evita a deterioração prematura dos neurónios, além de diminuir o risco de obstrução arterial e de rotura dos vasos.

Contudo, além de uma alimentação saudável, por vezes, o nosso cérebro precisa de satisfazer um capricho. O chocolate é um poderoso antidepressivo, com muitas propriedades euforizantes. A nossa equipa de nutrição propõe-lhe as seguintes receitas para que os seus caprichos sejam tão saudáveis quanto possível:

 

  • CUPCAKES DE CHOCOLATE

Ingredientes para 12 unidades:

  • 1 tigela de farinha integral, ½ tigela de óleo de girassol, 1 tigela de adoçante granulado, 1 colher de sopa de fermento em pó, 1 tigela de leite magro, ½ tigela de chocolate preto em pó, 3 ovos e 12 moldes de papel especiais.

Ingredientes para o creme de chocolate:

  • 2 tigelas de chocolate semi amargo, ½ tigela de leite magro e 1 colher de sopa de margarina.

Passos para a preparação:

  1. Misture a farinha com o óleo e o adoçante, o fermento em pó, o leite, o chocolate e os ovos com a ajuda de uma batedeira.
  2. Verta a mistura anterior para dentro dos moldes em papel especiais. Encha até ¾ da sua capacidade.
  3. Leve ao forno durante 30 minutos a 180ºC. Depois, deixe arrefecer.
  4. Para a decoração, derreta o chocolate com o leite. Bata até ficar cremoso.
  5. Junte a margarina para dar um aspeto brilhante.
  6. Cubra os cupcakes com o creme de chocolate e decore-os.

 

  • PIZZA VEGETAL

Ingredientes para 4 pessoas:

  • 3 fatias finas de aboborinha cortadas ao comprido, 3 fatias finas de beringela, meia cebola roxa pequena, 8 tomates cherry, queijo parmesão ralado e uma colher de sopa de azeite virgem.

Passos para a preparação:

  1. Aqueça a chapa de grelhar com um pouco de azeite e faça dourar a beringela e a aboborinha de ambos os lados.
  2. A massa pode ser caseira ou comprada. Recomenda-se usar farinhas integrais na sua elaboração.
  3. Junte à pizza a beringela, a aboborinha e os tomates cherry. Descasque e distribua a cebola pela base.
  4. Deite um fiozinho de azeite e leve ao forno até dourar. Adorne com o queijo parmesão e sirva.

 

No GO fit, cuidamos de si para que viva mais e melhor! Mas, sobretudo, queremos que seja feliz.

Publicado por:
  • Blue Monday
  • Nutrição
  • Saúde
Relacionadas

Error