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Hidratos de carbono, bons ou maus?

que sabe sobre hidratos de carbono? Conhece os alimentos que os contêm, e os seus efeitos no nosso corpo, para ter uma alimentação adequada.

  • 15
  • JUN

Vantagens e inconvenientes dos hidratos de carbono

Costuma-se dizer que “somos o que comemos” sendo por isso importante conhecer os componentes da nossa dieta. Os nossos especialistas irão descrever os efeitos dos hidratos de carbono no nosso corpo. Toca a anotar!

Os hidratos de carbono são um grupo de substâncias nas quais se combina o carbono e a água em diferentes configurações. O nosso corpo utiliza-os como nutrientes principalmente com uma finalidade energética.

Os hidratos de carbono podem ser agrupados em simples e complexos. Quando falamos de hidratos de carbono simples referimo-nos aos açúcares: glicose, frutose, sacarose, lactose, etc… Por outro lado, os hidratos de carbono complexos são os amidos e outros polissacarídeos.

Uma dieta equilibrada deve ser composta por 50 ou 60% de hidratos de carbono mas, se esta quantidade é excedida, sobretudo nos açúcares, poderá provocar obesidade. Contudo, se fizermos um consumo responsável, os hidratos de carbono poderão trazer-nos numerosos benefícios.Uma dieta equilibrada deve ser composta por 50 ou 60% de hidratos de carbono mas, se esta quantidade é excedida, sobretudo nos açúcares, poderá provocar obesidade. Contudo, se fizermos um consumo responsável, os hidratos de carbono poderão trazer-nos numerosos benefícios.

Entre os alimentos que contêm uma taxa elevada de hidratos de carbono encontram-se os farináceos: pasta, arroz, batata e legumes. Para uma dieta adequada os nutricionistas de GO fit aconselham os farináceos integrais e os legumes, já que diminuem o índice glicémico destes, proporcionando mais quantidade de nutrientes, dando a sensação de mais saciedade e ajudando a melhorar o trânsito intestinal.

A bolaria industrial, snacks, doces, pratos pré-cozinhados, refrescos e sumos são os alimentos que devemos controlar, já que nos podem causar problemas de obesidade devido ao seu alto conteúdo em açúcares simples.

Contudo, a fruta é um alimento que só nos trará benefícios, no que se refere a hidratos de carbono, devido ao seu conteúdo moderado de açúcares simples.

Às vezes, devido ao desconhecimento, preocupamo-nos com aspetos da nossa alimentação que realmente não têm tanta importância, como o não usar açúcar no café, ignorando que o benefício mais importante dos açúcares simples vem através de outros alimentos. Por isso, é importante entender o que é que comemos para saber se estamos a fazer bem ou mal ao nosso corpo.

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