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Jantares ligeiros e frescos.

Com a chegada do calor, apetece-nos comer alimentos frescos que nos mantenham hidratados.

  • 20
  • JUN

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A nossa equipa de nutricionistas preparou-lhe uma série de jantares ligeiros e da época. Conheça-os!

O jantar é a última refeição do dia antes de irmos para a cama, razão pela qual deve ser mais ligeira do que o almoço e o pequeno-almoço. Com a chegada do calor, apetece-nos comer alimentos frescos que nos mantenham hidratados.

O jantar ideal inclui uma dose de vegetais (saladas, gaspachos, cremes e sopas frias...), proteínas ligeiras (peixe branco, fiambre cozido, omelete, peito de peru...) e uma pequena quantidade de hidratos de carbono complexos (pão integral, batatas...). E para sobremesa, um produto lácteo magro. Nos jantares devemos evitar os alimentos pré-cozinhados e fritos (como os croquetes ou as empanadilhas), enchidos gordos, doces e molhos.

Além disso, quando chegamos a casa à noite não costumamos ter vontade de preparar nada, nem de fazer mais esforços, pelo que é importante ter deixado o jantar preparado.

A nossa equipa de nutrição dá-lhe uma série de exemplos de receitas para que possa fazer um jantar ligeiro e dormir tranquilamente.

Jantar 1:

  • Creme de maçãs
  • Sandes de atum com húmus
  • Batido de iogurte com morangos

Jantar 2:

  • Salada de camarão, toranja e abacate
  • Fatia de pão integral
  • 2 fatias de melão

 

  • CREME DE MAÇÃS

Ingredientes (para 4 pessoas):

  • 4 maçãs, 3 batatas, 100 cc de natas líquidas, 3 queijos magros, 100 gramas de presunto serrano, 1 cebola, 1 alho francês, 1 raminho de aipo, ½ litro de caldo e azeite.

Passos para a preparação:

  1. Refogar num pouco de azeite a cebola, o alho francês, a cenoura e o aipo picados.
  2. Adicionar as batatas e as maçãs cortadas.
  3. Verter o caldo e cozer durante 20 minutos.
  4. Juntar as natas e os queijos e passar com a varinha mágica, até obter um creme frio.
  5. Coar e servir com tiras de presunto cortadas muito finamente.

 

  • SANDES DE ATUM COM HÚMUS

Ingredientes (para 1 pessoa):

  • Fatias de pão de centeio, 1 lata de atum natural desfeito, 2 colheres de húmus (pasta de grão de bico com colorau), um quarto de cebola cortada finamente, 1 quarto de colher de rosmaninho e orégãos.

Passos para a preparação:

  1. Numa taça, misturar o atum, o húmus, a cebola, os orégãos e o rosmaninho.
  2. Assim que obtiver uma pasta homogénea, barrar como recheio nas fatias de pão e servir.

 

  • SALADA DE CAMARÃO, TORANJA E ABACATE

Ingredientes (para 4 pessoa):

  • 130 g de agriões, 2 toranjas cortadas em gomos, 1 cebola roxa, sumo de uma toranja, 4 endívias, 250 g de camarão descascado e cozido, azeite virgem, 2 abacates descascados e sem caroço, vinagre, pimenta e sal.

Passos para a preparação:

  1. Misturar o sumo da toranja com a cebola picada finamente, o azeite, o sal e a pimenta preta.
  2. Colocar as folhas de endívia numa saladeira, juntar o abacate cortado em pequenos pedaços, os gomos de toranja e o camarão.
  3. Cobrir com agriões, temperar e servir.
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