Aceda à área de sócios

Cozinhar com batata

A nossa equipa de nutrição recomenda encher a despensa de batatas este inverno, pois pode fazer pratos tão deliciosos e nutritivos como estes. Anima-se?

  • 8
  • NOV

Descubra as possibilidades da batata

Dê uma vista de olhos a estas receitas e verá como este tubérculo se vai transformar na estrela do seu próximo carrinho de compras.

A batata é um tubérculo versátil que, além de ter muitas propriedades, nos oferece uma infinidade de possibilidades na cozinha: pode ser consumida frita, assada, no forno, cozida e até se pode fazer pão com a sua farinha.

Além disso, convém salientar que é um tipo de hidrato de carbono que pode ser consumido por diabéticos, já que tem um elevado teor de vitaminas, minerais e fibra. Mesmo sendo doce, não aumenta os níveis de glicose no sangue; antes, ajuda a controlá-los. Contudo, para isso, é importante o tipo de cozedura, recomendando-se cozê-la com pele durante 30 minutos.

 

  • PARA EMAGRECER:  RECEITA DE CREME DE BATATA E COUVE-FLOR COM AÇAFRÃO

Ingredientes para 4 pessoas:

  • 1 batata grande, 1 couve-flor, ½ colher de chá de cominho em pó, ½ colher de chá de açafrão, ¼ de colher de chá de colorau, sal e pimenta a gosto.

Passos para a preparação:

  1. Lave a batata e corte-a aos pedaços.
  2. Parta também a couve-flor aos pedaços e coloque tudo numa panela.
  3. Encha a panela com água até cobrir a batata e a couve-flor e leve ao lume, adicionando as especiarias, o sal e a pimenta. Quando estiver a ferver, baixe um pouco o lume e espere que os alimentos fiquem moles.
  4. Adicione uma colher de chá de curcuma.
  5. Triture no liquidificador.

 

  • PARA MANTER O PESO: BATATAS NO FORNO COM VERDURAS:

Ingredientes para 3 pessoas:

  • 4 batatas, 1 cebola grande, 1 tomate grande, 1 pimento verde, 1 pimento vermelho, 1 aboborinha, 1 beringela, pimenta moída, manteiga e sal.

Passos para a preparação:

  1. Coloque o forno a 200 graus centígrados enquanto fazemos os preparativos. Preparamos já a travessa na qual vamos assar as batatas com verduras, untando a base com um pouco de manteiga.
  2. Cortamos os ingredientes às fatias (nem muito grossas nem demasiado finas) e colocamo-los na travessa ou assadeira. Primeiro, colocamos uma camada de batatas, seguida de uma camada de verduras variadas. Adicionamos um pouco de sal e pimenta entre cada camada.
  3. Quando o forno estiver à temperatura indicada, introduzimos a travessa e deixamos assar durante 30-35 minutos aproximadamente, assegurando sempre de que os ingredientes não estão a ficar duros.

 

  • PARA TONIFICAR: BATATAS RECHEADAS COM CARNE DE PERU

Ingredientes para 4 pessoas:

  • 300 gramas de carne de peru picada, 8 batatas médias, 1 lata pequena de tomate inteiro, 1 cebola média, 1 dente de alho, 75 gramas de queijo Emmental ralado, 4 colheres de sopa de azeite, 2 ramos de salsa, sal e pimenta.

Passos para a preparação:

  1. Lave as batatas.
  2. Coze-as com pele, em água com sal. Passe-as por água fria e descasque-as. Corte a parte de cima e retire a polpa do centro, deixando ½ centímetro de polpa à volta.
  3. Escorra os tomates, corte-os a meio, retire as sementes e corte-os aos pedaços. Descasque e pique a cebola e o dente de alho. Aqueça a frigideira com azeite e refogue a cebola e o alho. Incorpore o tomate reservando duas colheres de sopa e salteie durante dois minutos. Junte a carne picada, tempere com sal e pimenta e refogue durante 4 minutos.
  4. Recheie as batatas com a preparação de carne. Espalhe o queijo ralado em cima e leve ao forno pré-aquecendo-o a 200 graus centígrados durante 5 minutos. Fora do forno, polvilhe com salsa e acompanhe com o tomate reservado.

O GO fit indica-lhe os elementos-chave para se sentir bem por dentro e por fora!

Nós encarregamo-nos de lhe dar a hipótese de viver mais e melhor se cumprir três passos simples: exercício físico programado, alimentação equilibrada e descanso ativo. 

 

Publicado por:
  • batata
  • nutricionista
  • receitas
Relacionadas

Error