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Combata a fome fora de casa com estes snacks saudáveis

Doces ou salgados: aprenda a fazer os seus aperitivos favoritos

  • 26
  • JUL

7 snacks saudáveis para petiscar entre refeições

Mantenha uma alimentação equilibrada, também fora de casa

Saber escolher opções saudáveis para qualquer momento do dia é imprescindível para manter uma alimentação equilibrada. Quando estamos fora de casa, é habitual recorrermos a snacks pouco saudáveis, que têm longas listas de ingredientes formadas na sua maioria por açúcar, gorduras refinadas e sal. Porém, cuidar da alimentação fora de casa é muito mais simples do que pensa. A equipa de nutrição do GO fit desenvolveu estas receitas fáceis, saudáveis e deliciosas para saciar o seu apetite sem peso na consciência. Mãos à obra e bom proveito!

 

 

OPÇÕES DOCES

 

TORTAS SAUDÁVEIS

 

Ingredientes:

  • Flocos de aveia inteiros; 1 ovo; um pouco de leite (também pode ser vegetal).

 

Confeção:

 

  1. Misturar todos os ingredientes. Não é necessário usar a batedeira, mas pode usar para poupar tempo.
  2. Com um tacho, verter uma porção da massa para a frigideira. Dourar durante 3 minutos, virar e virar.

 

 

GRANOLA CASEIRA

 

Ingredientes:

 

  • 150 g de flocos de aveia; 50 g de frutos secos variados; 50 g de frutas dessecadas como mirtilos ou passas; 25 g de sementes variadas a gosto; 2 colherzinhas de canela em pó; 1 colher de mel.

 

 

Confeção:

 

  1. Pré-aquecer o forno a 170º C.
  2. Numa tigela, misturar os flocos de aveia com os frutos secos um pouco cortados, as sementes, a canela e o mel. 
  3. Espalhar a granola na bandeja do forno. Levar ao forno durante 15 minutos.
  4. Tirar e misturar com a fruta dessecada. Pode-se juntar ainda pedacinhos de chocolate negro para se fundirem sobre a granola.

*Pode-se separar em pedaços mais pequenos e conservar-se num frasco de vidro. É um snack muito energético, por isso, é uma boa escolha para momentos de grande apetite ou perto da prática desportiva.

 

 

BOCADINHOS SEMI-DOCES DE TÂMARAS E FRUTOS SECOS

 

Ingredientes:

  • Duas tâmaras grandes ou quatro pequenas; nozes; um queijo branco tipo requeijão (ricota) ou filadélfia.

 

Confeção:

 

  1. Retirar o caroço da tâmara e encher com o queijo em creme.
  2. Colocar meia noz por cima de cada peça.
  3. Embalar para transportar.

 

 

 

OPÇÕES SALGADAS

 

PIPOCAS CASEIRAS

 

Ingredientes:

  • 50 g de grãos de milho natural; 1 colherzinha de azeite virgem extra; sal e outras especiarias a gosto.

 

Confeção:

  1. Esta receita pode ser elaborada numa frigideira, no forno ou no micro-ondas. Para este último, precisamos de um saco alimentar de papel.
  2. Temperar os grãos com sal e azeite numa tigela.
  3. Colocar na fonte de calor até rebentarem.
  4. No momento de servir, juntar especiarias a gosto para potenciar o sabor – por exemplo, pimentão ou pimenta.

 

BATATAS FRITAS CASEIRAS

 

Ingredientes:

  • 1 batata média ou batata; azeite virgem extra; sal e pimenta ou pimentão da Vera.

 

Confeção:

  1. Lavar muito bem o tubérculo, pois não o vamos cortar.
  2. Secar e cortar em rodelas muito finas.
  3. Num prato, colocar uma colherzinha de azeite. Repartir as rodelas bem separadas para não se colarem umas às outras.
  4. Introduzir o prato no micro-ondas durante 4 minutos. Virar as batatas e aquecer durante mais 4 minutos.
  5. Depois de estarem douradas, tirar as batatas e passar para uma tigela. Temperar com os ingredientes sugeridos ou a gosto.
  6. Guardar num recipiente fechado, seco e… estão prontas a comer em qualquer momento!

 

EDAMAMES COM ESPECIARIAS

Ingredientes:

  • Edamames; sal; especiarias.

 

Confeção:

  1. Cozinhar os edamames a vapor durante alguns segundos.
  2. Temperar com um pouco de sal, sésamo, caril ou um pouco de picante.

 

 

PICLES SAUDÁVEIS

Ingredientes:

  • Picles a gosto.

 

Confeção:

  1. Escolher o picle de que mais gosta e reduzir o seu teor em sal colocando-o alguns segundos debaixo de água. Qualquer das suas variedades contém muito poucas calorias – algumas opções são os pepinos, as alcaparras, as cenouras…

 

 

Comer entre refeições não é um mau hábito. Tudo depende da escolha que fizer para esse momento. No GO fit, trabalhamos para que cuide de si todos os dias. Viva mais e melhor!

 

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