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Refeições para dormir

Descubra os alimentos que o ajudam a conseguir um descanso de qualidade.

  • 7
  • MAR

Conciliar o sono pode ser delicioso

Despeça-se da insónia com estes jantares.

Sabia que o nosso organismo precisa de triptofano para produzir serotonina e melatonina, duas hormonas que atuam como reguladores da qualidade do sono?

O triptofano está considerado como uma ajuda natural e muito eficaz para dormir. Além, é o percursor da serotonina, um aminoácido capaz de trespassar a barreira cerebral e que apenas podemos obter através do regime alimentar. A nossa equipa de nutrição propõe-lhe estas saborosas receitas que o(a) vão ajudar a dormir como um bebé:

 

SALADA DE QUINOA QUENTE

Ingredientes para 4 pessoas:

  • 1 taça de quinoa cozida; 6 taças de espinafre e couve; 4 filetes de frango na grelha em tiras; 2 taças de cogumelos em tiras; 3 colheres de mirtilos; 12 nozes em pedacinhos; 4 colheres de vinagre balsâmico; 3 colheres de azeite; 2 dentes de alho picados; 2 colheres de queijo de cabra ou mozarela; sal e pimenta a gosto.

 

Passos para a preparação:

  1. Refogar os cogumelos, espinafres e couve com azeite, alho, sal e pimenta.
  2. Mexer no fogo até que estar no ponto e combinar com os restantes ingredientes.

Benefícios da receita:

Esta salada tem a vantagem de que é muito baixa em sódio, alta em magnésio e contém vitaminas A, B6 e C.  Concretamente, o magnésio e a vitamina B6 são substâncias que contribuem para metabolizar o triptofano.

A vitamina C dos mirtilos e a vitamina B presente no frango ajudam o corpo a manter os níveis de magnésio e intervêm no GABA, um neurotransmissor inibidor do sistema nervoso central que nos provoca um sono mais profundo. Além disso, é baixa em gorduras saturadas e alta em fibra.

 

ABACATES RECHEADOS DE QUEIJO DE CABRA E SALMÃO

 

Ingredientes para 4 pessoas:

  • 2 abacates; 200 gramas de salmão fumado cortado em quadrados; 250 gramas de queijo de cabra natural sem gordura; 2 colheres de cebola roxa picada fina; 2 colheres de salsa picada; sumo de 1 limão; pimenta a gosto; folhas de alface.

Passos para a preparação:

  1. Colocar o salmão numa taça juntamente com o queijo de cabra, a cebola picada, a salsa e o sumo de limão. Misturar os ingredientes suavemente para integrá-los e condimentar ao seu gosto com sal e pimenta. Reservar para o terceiro passo.
  2. Partir o abacate pela metade e descascar.
  3. Rechear os abacates com a mistura de salmão e servir imediatamente em cima de uma cama de folhas de alface.

 

Benefícios da receita:

As pessoas que têm um nível alto de ácidos gordos, omega-3 e omega-6 no organismo costuma ter mais facilidade em conseguir um sono longo e profundo. Estes elementos estão presentes em alguns peixes azuis como as sardinhas, o salmão ou a cavala; em peixes brancos como o bacalhau ou robalo, em frutos secos, assim como no azeite e no óleo de girassol.

Cuidar-se por dentro pode ser delicioso. Viva mais e melhor com a GO fit!

 

Publicado por:
  • Nutrição
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