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Alimentos para conciliar o sono

Deite-se com os alimentos certos.

  • 13
  • MAR

Que uma má alimentação não lhe tire o sono!

Alimentos ideais para dormir sem problemas.

Conciliar bem o sono pode ser o resultado de incluir certos hábitos no seu dia-a-dia. Entre eles, escolher os alimentos certos que contribuem para o seu descanso e eliminar os que produzem insónias é uma forma simples de manter o seu descanso em ótimas condições.

É importante descansar bem, pois, enquanto dorme, o seu corpo continua a trabalhar:

  • Repõe e gere a energia química do corpo.
  • Memoriza-se e consolida-se o que aprendemos durante o dia.
  • Regula a temperatura do cérebro.
  • Elimina as substâncias nocivas que o cérebro produz durante a vigília.
  • Repara os tecidos do corpo.

A insónia pode ocorrer pela falta de alimentos necessários para que o seu corpo funcione corretamente e, por isso, deixa-o em estado alerta. Enquanto dorme, o seu organismo deve ter o combustível suficiente para poder continuar com as suas funções regenerativas e de recuperação.

Os transtornos de sono também surgem pela falta de minerais como o cálcio ou o magnésio, assim como por ter uma vida sedentária. Daí a importância do exercício físico e de uma alimentação completa e equilibrada.

Fique atento! Estes alimentos são um obstáculo para o seu sono e promovem a insónia:

  • A cafeína: Tem um efeito estimulante, embora dependa da tolerância do seu corpo. A ingestão máxima recomendada por dia é de 400 mg.
  • O cacau: Apesar de conter antioxidantes muito saudáveis, também contém moléculas parecidas às da cafeína, que estimulam o sistema nervoso. Além disso, é diurético, pelo que fará com que se levante mais vezes para ir à casa-de-banho.
  • O picante: Aumenta a temperatura do corpo e estimula o sistema gastrointestinal e nervoso. Não se recomenda consumir antes de dormir.
  • O álcool: Estimula constantemente a corrente sanguínea. Diversos estudos demonstraram que o consumo de álcool causa transtornos de sono.

Vamos dormir! Com estes alimentos, dormirá mais e melhor:

  • Serotonina: Uma das suas funções é induzir à produção da melatonina (hormona que nos diz quando dormir) que deriva do triptófano.
  • A dieta tem que lhe dar quantidades suficientes de cálcio, magnésio, vitamina D e vitamina B6. Os lácteos, ovos, frutos secos, aveia, peixes, legumes e frutas dar-lhe-ão estes nutrientes que também são ricos em triptófano.
  • Apesar de não ser propriamente um alimento, apanhar sol é um hábito que também nos ajuda a dormir melhor porque o seu corpo absorve vitamina D.

Se treinar mais de 3 vezes por semana, é recomendável consumir um pequeno snack de proteína 30 minutos antes de ir dormir. Isto ajudará a controlar o apetite de manhã e a ativar o metabolismo. Lembre-se que, à noite, o seu corpo não precisa de demasiada energia para funcionar.

Além disso, também pode combater a insónia com esta receita:

  1. Triturar salsa, alho, cebola, casca de ovo e um comprimido de magnésio e juntar um litro de água. Deixar repousar a mistura 24 horas.
  2. Coar e depois tomar, todos os dias, um copo com uma colherzinha de levedura de cerveja.

 

Lembre-se, fazer exercício físico 150 minutos por semana juntamente com uma alimentação equilibrada tornará a sua vida muito mais saudável. Viva mais e melhor!

Publicado por:
  • Comer Bem
  • Nutrição
  • sementes de chia
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