Aceda à área de sócios

Conheça o ADAPTIV yoga e os seus benefícios!

Enfrente o dia-a-dia de forma positiva. Conheça o ADAPTIV yoga.

  • 18
  • JUN

Tudo o que precisa de saber sobre o ADAPTIV yoga

Conheça esta magnífica atividade e todos os seus benefícios.

O ADAPTIV yoga é um método que reúne todas as escolas de ioga, respeitando o seu ensino, mas moldando-o para criar um sistema que regule e nivele essa atividade. O método ADAPTIV divide o exercício em 4 níveis de dificuldades, trabalhando desde as posturas mais simples até outras mais complexas de forma gradual e natural para evitar lesões.

Que impacto tem o ioga no seu dia-a-dia? Que benefícios lhe traz?

O ioga oferece saúde e paz mental a qualquer pessoa. Faz-nos crescer a nível pessoal, através do autoconhecimento, desenvolvendo o nosso bem-estar para o partilharmos com os outros.

Dá-nos calma para podermos observar as situações que se apresentam e dessa forma tomarmos a melhor decisão perante qualquer situação. Ensina-nos a permanecer no momento presente, dando graças diariamente pelo que nos traz alegria e felicidade.

O objetivo é a união, o abandono da luta e do apego ao material. Dá-nos ferramentas para transformarmos os pensamentos negativos em energia positiva. Em suma, para permanecermos no momento presente com atenção plena e consciente.

Os benefícios da prática desta disciplina são numerosos e manifestam-se principalmente em três âmbitos: físico, mental e espiritual.

Benefícios físicos:

  • Força, resistência, flexibilidade e equilíbrio nas posturas, energia e saúde.
  • A respiração é regulada e torna-se mais consciente.
  • Reforça e estimula todos os sistemas do corpo. Esta regularidade faz com que nos mantenhamos saudáveis e fortes.

Benefícios espirituais:

  • Sabedoria, liberdade, integração e calma. Desenvolve o autoconhecimento, dando mais sabedoria para encontrarmos a equanimidade e descobrirmos a liberdade no quotidiano.
  • Cria uma ligação com as várias camadas mentais, para que as nossas emoções sejam reguladas e nos conduzam a um estado de paz.
  • Ajuda-nos a descansar à noite e, por conseguinte, a estarmos mais calmos para enfrentar os problemas do dia-a-dia.

Benefícios mentais:

  • Concentração, estabilidade emocional, crescimento pessoal e paz. A imersão em cada asana estimula a concentração para melhorar a estabilidade mental.
  • Capacitação emocional. Faz com que derrubemos obstáculos e medos criados por várias adversidades.
  • Estimula a memória.

 

Tem impacto articular? Pode ser utilizado para ajudar na recuperação de lesões?

Apenas tem impacto articular. Todas as posturas podem ser adaptadas devido a possíveis lesões ou limitações físicas. Como tal, o ADAPTIV yoga é uma boa ferramenta para a sua recuperação, sempre e quando o médico indicar que pode praticar exercício físico de baixo impacto.

Como praticar ioga durante o verão?

  1. Procure um local tranquilo e que o(a) faça sentir-se à vontade. Use roupa confortável e fresca.
  2. Evite as horas centrais do dia. Procure sempre as primeiras e últimas horas do dia.
  3. Não deixe que nada o(a) incomode! Prepare música calmante que estimule o relaxamento. Desligue o telemóvel ou o computador para evitar interrupções.
  4. Não ingera alimentos pelo menos duas horas antes da prática e mantenha-se hidratado(a). Beba água antes e depois da prática.
  5. Pratique descalço(a) e evite usar meias. Isto irá dar-lhe total liberdade de movimento e conforto.
  6. Comece tranquilo(a) e relaxado(a), prestando atenção ao corpo e à respiração. Realize um pequeno aquecimento e, em seguida, comece com sequências suaves e ligeiras, sem demorar muito tempo nas posturas.
  7. Sincronize cada movimento com a sua respiração, inalando e expirando pelo nariz.
  8. Termine com um regresso à calma utilizando uma postura restauradora e um relaxamento em shavasana, deitado(a) de barriga para cima, sentindo os lábios e ouvindo o corpo.

É necessária uma preparação prévia ou alguma condição física para começar?

Em princípio não, mas é necessário conhecer previamente possíveis lesões ou limitações a nível físico para se poder adaptar a prática. Também não é preciso ser flexível, isto adquire-se com a prática responsável e respeitadora para com o corpo, evitando sempre o esforço excessivo e a dor.

A quem é recomendado? Todos podem praticá-lo?

O ioga é para todos. Não é obrigatório estar em boa forma física, mas é preciso gozar de boa saúde para praticá-lo. Por vezes há contraindicações em várias posturas, mas isso é algo que pode ser ajustado adaptando as posturas com a ajuda do professor.

O ioga alivia o stress diário, visto que a tensão pode causar dores físicas e doenças. Devido à nossa ânsia de alcançar o êxito, descuramos em especial o nosso corpo. Por isso, a prática do ioga ajuda-nos a integrar o equilíbrio no nosso corpo, mente e espírito.

 

No GO fit queremos que viva mais e melhor, como tal recomendamos que pratique o ADAPTIV yoga para alcançar o seu bem-estar emocional. A felicidade também se treina!

Publicado por:
  • Atividades
  • Método ADAPTIV
  • Wellness
  • Yoga
Relacionadas

Error