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Conheça os benefícios das sementes de chia

São uma fonte proteica rica em triptófano, um aminoácido que regula o apetite, o sonho e também o estado de espírito.

  • 25
  • AGO

Melhore a sua saúde com sementes de chia

As suas propriedades infinitas melhoram o nosso sistema cardiovascular, entre outros benefícios. Inclua-as na sua dieta!

As propriedades das sementes de chia são múltiplas; são ricas em ómega 3, antioxidantes, cálcio, manganésio, fósforo e fibra. Uma única colher de sopa proporciona-nos 5 gramas de fibra, ajudando-nos a diminuir a ansiedade, a controlar os picos de insulina e a manter controlada a glicose no sangue, pelo que é ideal para diabéticos.

Outra das suas propriedades é que aumenta o HDL (colesterol bom) e reduz os triglicéridos, além de diminuir a pressão arterial, pelo que, ao consumi-las, melhoramos a saúde do nosso coração. Podemos colocá-las na sopa, em saladas, sumos, adicioná-las à massa do pão ou germiná-las. Diz-se que as sementes de chia têm um efeito yin no corpo, sendo muito recomendadas para pessoas que comem uma grande quantidade de alimentos secos (como pão ou bolachas) e enchidos.

Deixamos algumas receitas para que possa incluir estas sementes na sua dieta, já que trazem tantas propriedades benéficas para o nosso organismo. Tome nota!

 

GELADO DE KIWI E CHIA

  • Ingredientes para 4 pessoas: 1 litro de água, ½ tigela de xarope (almíbar) ou xarope doce (jarabe dulce), ½ tigela de sumo de limão, 3 colheres de sopa de chia, 2 kiwis cortados em fatias finas.

Passos para a preparação:

  1. Misture a água com o xarope, sumo de limão e chia.
  2. Adicione as fatias de kiwi.
  3. Verta em moldes para gelados de pau.
  4. Congele durante a noite e sirva.

RECEITA DE PUDIM DE SEMENTES DE CHIA

  • Ingredientes para 1 pessoa: 3 colheres de sobremesa de sementes de chia, 1/2 a 3/4 de tigela de leite de amêndoa ou de coco sem açúcar e 1/4 de colher de sobremesa de extracto de baunilha.

Passos para a preparação:

  1. Utilize um recipiente hermético para misturar e agitar o conteúdo. Deixe no frigorífico durante a noite (ou pelo menos durante três a quatro horas).  Pode colocar fruta em cima para decorar e desfrutar da saborosa combinação. 
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