Aceda à área de sócios

7 conselhos nutricionais para se cuidar depois do verão

As férias são sempre sinónimo de desiquilibrios e excessos , vamos dar-lhe alguns conselhos úteis para uma vida saudável para que viva mais e melhor.

  • 4
  • SET

Conselhos nutricionais para cuidar da sua alimentação

Ter uma vida sã para viver mais e melhor não é difícil. Descubra como o conseguir com uma boa alimentação.

O famoso ditado “Somos o que comemos” não podia estar mais certo. Uma alimentação variada, que inclua todos os grupos de nutrientes de forma equilibrada, influencia o nosso sistema imunitário, estado de ânimo, nivel de energia e ajuda-nos a manter uma boa saúde a todos os níveis.

No GO fit queremos que viva mais e melhor, por isso deixamos-lhe 7 conselhos nutricionais básicos para que a sua alimentação se converta num dos pilares para uma vida mais saudável.

  • Aumento do consumo de alimentos vegetais

Fruta e verduras, legumes, cereais integrais, sementes e alimentos de origem vegetal em geral devem ser a base da nossa dieta. São ricos em vitaminas, minerais, fibra e antioxidantes. Escolha frutas e verduras da época, com muito mais sabor e beneficios para a sua saúde e meio ambiente.

  • Evite alimentos ultraprocessados

São aqueles procesos industriais que apresentam infinitas listas de ingredientes, mas com muito pouco valor nutricional, como pre-cozinhados ou pastelaria industrial. Priorize a compra de alimentos frescos, não processados, muito mais ricos em nutrientes e com menor percentagem de gorduras pouco saudáveis, açucar e sal.

  • Não limite o consumo de gorduras de qualidade

Muitas vezes reduzimos o consumo de gordura pelo seu conteúdo calórico sem termos em conta a origem e qualidade desta. É um macronutriente imprescindivel na nossa dieta, temos de saber quais as melhores opções, tendo em conta o volume de atividade física. Opte por incluí-la em forma de azeite virgem extra, frutos secos crus ou tostados, sementes e peixe azul. Uma restrição de gordura só originará desiquilibrios nutricionais, déficit de vitaminas lipossoluveis e dietas monótonas pouco saudáveis a longo prazo.

  • Hidrate-se de forma contínua

Aumente a ingestão de agua e limite o consumo de bebidas energéticas, sumos artificiais e alcool. É especialmente importante manter uma boa hidratação com altas temperaturas ou na prática de exercício físico. Se tem dificuldade em beber água, pode optar por infusões frias, água com limão ou consumo de frutas como melancia, ananás ou melão. Lembre-se de levar garrafa de água quando for treinar.

  • Coma devagar, desfrute dos alimentos

No nosso dia a dia muitas vezes comemos com pressa e sem sermos plenamente conscientes da diferença que faz. Dedicar o tempo necessário a cada alimento é fundamental para uma boa digestão, sentir-se mais saciado a longo prazo e melhorar o nosso estado de ânimo geral. Comer é um prazer! Desfrute-o!

  • Anime-se a cozinhar e faça-o com imaginação

Sobremesas saudáveis, receitas para marmitas rápidas e saborosas ou pequenos almoços cheios de nutrientes. A cozinha é um mundo cheio de possibilidades e está na sua mão descubri-las. Ter uma alimentação saudável a longo prazo é muito mais fácil se variar alimentos, inovar receitas e incluir todos os membros da familia na hora de preparar a refeição.​

  • Menos sal e mais especiarias

O sal é fonte de sódio, imprescindível a nossa dieta, mas é fundamental no abusar dele para uma boa saúde cardiovascular. Uma alternativa para reduzir o seu consumo é substituí-lo por condimentos e especiarias saudáveis como a corcuma, canela ou cominhos que fazem com que cada refeição seja uma experiência diferente e além disso ajudam a nível digestivo e imunitário.

Alimente-se bem, pratique exercicio físico diariamente e descanse como merece: converta estes três pilares em hábitos presentes no seu dia a dia. Verá como, além de se sentir mais saudável, sorrirá muito mais.

Lembre-se, a felicidade ta,bém se treina!

Publicado por:
  • Comer Bem
  • dieta
  • Nutrição
Relacionadas

Error