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Conselhos para desfrutar de um Natal saudável

Nestas festas, cuide da sua saúde!

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  • DEZ

Desfrute do Natal com estes conselhos

Dicas para cuidar da sua saúde durante as festas.

O Natal chega e com ele as celebrações entre doces, brindes e pratos típicos da época. É o momento de desfrutar das festas e dos nossos entes queridos à volta da mesa, mas se o fizermos descontroladamente, as celebrações podem tornar-se num constante desequilíbrio na nossa alimentação.

De seguida, deixamos 8 conselhos que podem ajudá-lo a desfrutar das festas natalícias de forma saudável:

 

  1. Equilíbrio, lembre-se que as celebrações natalícias são dias pontuais.

Uma rotina saudável é fundamental. Manter a alimentação regrada habitual fora dos dias festivos pode ser a diferença entre dias mais flexíveis ou semanas carregadas de excessos que vão custar caro.

 

  1. Não salte refeições ou tente compensar os excessos.

Uma crença errada muito comum é saltar refeições como o pequeno-almoço para tentar “compensar” as comidas mais copiosas. Este erro pode fazer com que chegue a essas refeições principais com muito mais apetite, coma sem controlo ou acabe por fazer escolhas menos saudáveis.

 

  1. Inclua opções vegetais na mesa.

Legumes no forno, saladas temperadas, hummus ou patês vegetais com crudités… São opções nutritivas que podem ajudar a que grande parte do seu prato seja saudável, muito mais saciador e rico em vegetais.

 

  1. Opte por receitas leves.

Incluir versões no forno, ao vapor ou grelhadas e temperá-las com especiarias em vez de molhos muito calóricos terá como resultado pratos muito menos pesados, mais fáceis de digerir, mas cheios de sabor que não deixarão os seus convidados indiferentes.

                                                                                                         

  1. Nada de proibições, prove de tudo, com moderação.

Se acrescentar pequenas porções de outros preparados às opções anteriores à base de vegetais e pratos leves, de certeza que consegue desfrutar do resto dos pratos da mesa sem acabar por comer demais. Não é uma questão de proibir certos alimentos, mas sim provar o que nos apetecer vigiando a porção.

 

  1. Evite o álcool e as bebidas açucaradas.

Além de poupar um excesso de calorias sem nenhum valor nutricional, escolhendo bebidas sem álcool, terá muito mais consciência de quando está realmente cheio durante a refeição, reduzindo o aporte calórico total. Além disso, se aumentar a ingestão de água e infusões, tanto nas refeições como entre elas, conseguirá controlar o apetite e evitar a temida retenção de líquidos mantendo uma boa hidratação.

 

  1. Inclua opções saudáveis nas sobremesas.

Surpreenda os seus convidados! Espetadas de fruta com cobertura de chocolate preto, maçãs assadas com passas e canela ou bombons caseiros à base de fruta e frutos secos podem ser alternativas nutritivas que o ajudem a não abusar de doces natalícios muito menos saudáveis e ricos em açúcar e gordura.

 

  1. Não fique quieto!

Manter a sua atividade física normal ou até aumentá-la pode ajudar a contrariar os efeitos dos excessos natalícios. Gestos como evitar pegar no carro, aumentar as atividades ao ar livre ou sair para passear em família podem ajudar a continuar ativo durante as festas.

 

Mantenha a sua rotina baseada numa alimentação saudável, aumente o nível de atividade física e desfrute das celebrações fazendo boas escolhas e sem medo dos pequenos excessos. No equilíbrio é que está o segredo para um Natal com saúde.

 

Boas Festas!

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