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Cuide do mais importante. Mime o seu coração

Preste atenção a estes alimentos. A sua saúde cardiovascular agradecerá!

  • 20
  • SET

Cuide do mais importante. Mime o seu coração

Preste atenção a estes alimentos. A sua saúde cardiovascular agradecerá!

As doenças cardiovasculares são a primeira causa de morte em Espanha e no Mundo, conforme indica o Instituto Nacional de Estatística (INE) e a Organização Mundial da Saúde. Os principais fatores de risco dependem das nossas decisões diárias, como alimentarmo-nos bem ou ativarmo-nos fisicamente.

Um dos segredos para melhorar a saúde cardiovascular está em realizar “pequenas mudanças” no nosso estilo de vida para o tornar mais saudável. Por motivo da celebração do Dia Mundial do Coração, a 29 de setembro, damos-lhe os segredos para ter um coração mais forte e saudável.

1. Dentro do grupo de frutos secos, coma nozes: uma porção (4-6 unidades aproximadamente) apresenta um alto teor em ácidos gordos ómega 3 e em fitosteróis, compostos conhecidos por intervir na diminuição do colesterol, reduzindo o risco de problemas cardíacos. Os frutos secos contêm ainda proteína vegetal de alta qualidade, fibra, minerais como o magnésio, vitamina E e outros antioxidantes.

*Entre refeições ou após o treino, podemos incluir um punhado de nozes, assim como para enriquecer saladas, purés, cremes ou sobremesas.

  1. O azeite virgem extra, como gordura principal: o azeite virgem extra é uma gordura de origem vegetal, abundante em ácidos gordos monoinsaturados, vitamina E e fitosteróis, todos eles compostos cardioprotetores e que favorecem a diminuição do colesterol LDL, o chamado “colesterol mau”. 

* Melhor se for consumido cru, nas torradas do pequeno-almoço ou para temperar uma salada, assim certificamo-nos de que mantém todos os seus compostos, e com eles, os seus benefícios. 

  1. Frutos vermelhos e uvas: dentro do variado grupo das frutas, podemos destacar os frutos vermelhos (mirtilos, morangos, cerejas ou groselhas), que apresentam um alto teor em flavonóides, com um alto poder antioxidante e que têm a capacidade de reduzir a pressão arterial e o colesterol mau. A uva (sobretudo a preta) também contém outro valioso composto antioxidante, o resveratrol, que intervém na proteção arterial e na saúde cardiovascular. Além disso, o consumo habitual de uvas favorece a diminuição da tensão arterial noturna. 

*O resveratrol é a causa de se associar o consumo moderado de vinho a uma melhoria na saúde cardíaca, mas não podemos esquecer que o álcool é um importante fator de risco para a saúde. É sempre melhor o consumo da uva em fruto.

 

  1. Sementes de linhaça: oferecem ácidos gordos ómega 3, vitamina E e fibra, componentes com um destacado papel cardioprotetor pois diminuem o colesterol sanguíneo e a pressão arterial, melhorando a circulação e a saúde do coração.*Para uma melhor absorção dos nutrientes que contêm as sementes de linhaça, é fundamental triturar as sementes, pois, assim, quebramos a sua dura camada exterior, facilitando que os nutrientes sejam mais facilmente absorvíveis pelo nosso organismo. 
  2. Chocolate negro, rico em cacau: estimula a produção de óxido nítrico, um potente vasodilatador, que mantém maior consumo de compostos antioxidantes, maior proteção contra doenças cardiovasculares. 
  3. Sardinhas: o peixe azul apresenta ácidos gordos ómega 3, além disso, é o único animal que contém dois destes ácidos na sua forma biológica ativa: o ácido docosahexaenóico (DHA) e o ácido eicosapentaenóico (EPA). Estes compostos diminuem a pressão arterial e melhoram o perfil lipídico no sangue, pois aumentam o colesterol HDL (o “bom”) e diminuem tanto o colesterol LDL como os triglicéridos. 

* Entre os peixes que maior quantidade destes ácidos gordos contêm, encontramos a sardinha e o salmão, assim como a cavala e os biqueirões, embora sejam sempre importante dar prioridade ao consumo de peixes mais pequenos ou de vida média curta, que apresentem a vantagem de ter menos mercúrio acumulado.

7. Soja, dentro do grupo dos legumes: os seus benefícios baseiam-se especialmente nos benefícios das isoflavonas como vasodilatadores. Além disso, tem uma alta percentagem de gordura saudável para o coração e fibra.

Uma boa alimentação é fundamental para cuidar do seu coração. Combine-a com exercício físico regrado e evite o tabaco e o stress. Terá uma saúde de ferro!

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