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Deliciosos menus da Ceia de Réveillon

Siga os conselhos dos nossos nutricionistas e desfrute ao máximo de uma Ceia de Réveillon sem excessos.

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Receitas saudáveis para uma Ceia de Réveillon cinco estrelas

A Ceia de Réveillon também pode ser rica e saudável. Siga os conselhos dos nossos especialistas e dê um toque diferente ao Natal.

ENTRADAS

LAGOSTINS AL CAVA

Ingredientes (para 3 ou 4 porções):

  • 16 lagostins grandes, 2 copos de cava (espumante), uma pitada de pimentão doce, 1 folha de louro, o sumo de ½ limão e sal.

Ingredientes para o molho:

  • 2 colheres de sopa de manteiga ou azeite, 1 colher de sopa de farinha, 1 colher de sopa de molho de tomate, 1 cebolinha, ½ colher de chá de pimentão doce ou picante, 1 pinguinho de Brandy e 1 copo de caldo de marisco ou peixe.

Passos para a preparação:

  1. Incorpore o cava, o louro e o sumo de limão numa caçarola, tempere, condimente com o pimentão doce e coza durante 15 minutos. Junte os lagostins e coza-os durante 5 minutos.
  2. Escorra-os, reserve o caldo e conserve-os tapados para que não fiquem ressequidos.
  3. Derreta a manteiga numa caçarola e refogue a cebolinha picada durante 3 minutos.
  4. Incorpore o molho de tomate, deixe reduzir um pouco e adicione o pimentão e a farinha.
  5. Flambeie com o brandy, verta ½ concha do caldo de cozedura dos lagostins e o caldo quente e coza lentamente uns 8-10 minutos sem deixar de mexer.
  6. Retifique o sal, passe o molho pelo liquidificador e sirva numa molheira.
  7. Como acompanhamento, pode servir com arroz cozido em forma de pudim.

 

PRIMEIRO PRATO

SALADA DE ANANÁS COM MARISCO

Ingredientes (para 4 porções):

  • 1 ananás, 1 alface tipo icebergue, camarões (mais ou menos uma dúzia), maionese (quantidade necessária), sal e pimenta a gosto, 8 barritas de frutos do mar e ketchup.

Passos para a preparação:

  1. Descasque o ananás e corte-o às rodelas. Calcule meia rodela por pessoa. Corte as rodelas aos pedaços e reserve.
  2. Lave o alface muito bem e corte-o em tiras muito finas. Reserve.
  3. Descasque os camarões cozidos. Corte as barritas de frutos do mar aos pedaços.
  4. Misture a maionese com o ketchup como 4 partes de maionese para uma parte de ketchup. Assim, vai obter um molho vermelho para o preparado final.
  5. Opte por utilizar pratos individuais – o ideal são taças grandes. Coloque primeiro, em cada taça, uma base de alface cortado e esprema um pouco de limão por cima. Depois, acrescente o marisco e o ananás e tempere com pimenta preta e um pouco de sal. Por fim, adicione o molho vermelho por cima. Sirva assim que for possível.
  6. Adorne cada taça com uma rodela de limão.

 

SEGUNDO PRATO

ROBALO COM MOLHO DE SIDRA

Ingredientes (para 3 pessoas):

  • 3 robalos de viveiro, 2 batatas, 2 cenouras, 1 nabo, 1 pastinaca, 1 limão, 2 copos de sidra, 1 colher de sopa de tomilho, 1 colher de sopa de rosmaninho, pimenta preta, azeite, vinagre extra e sal.

Passos para a preparação:

  1. Compre o robalo preparado para assar, sem tripas e sem escamas. Unte o peixe com um pouco de azeite. Coloque sal e pimenta em cada peça, por dentro e por fora, faça uns cortes e introduza umas rodelas de limão.
  2. Aqueça previamente o forno a 200º.
  3. Descasque os legumes e corte-os aos pedaços do mesmo tamanho. Numa travessa untada com uma colher de sopa de azeite, coloque as batatas e cenouras, tempere com as ervas aromáticas, sal e pimenta e cubra com quase toda a sidra. Leve ao forno durante 15 minutos e depois incorpore o resto das verduras. Asse no forno durante outros 15 minutos.
  4. Quando as verduras estiverem quase prontas, adicione o peixe, o resto da sidra e leve ao forno durante outros 5 minutos até que o robalo esteja ao ponto, mas evitando que se queime.

 

SOBREMESAS

MADALENAS SEM HIDRATOS

Ingredientes:

  • 100 g de claras líquidas, 50 g de claras em pó sabor baunilha e 1 colher de chá de levedura e adoçante.

 

Passos para a preparação:

  1. Aqueça previamente o forno a 150º.
  2. Monte as claras em castelo. Adicione as claras em pó, pouco a pouco, o adoçante e a levedura. Prove para verificar se está doce, volte a montar as claras e verta para as formas.
  3. Leve ao forno durante 10 minutos.
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  • Nutrição
  • Saúde
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