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Diminua os efeitos da menopausa graças à alimentação

A alimentação, um fator fundamental em cada etapa da vida

  • 18
  • MAR

Sentir-se bem em todos os momentos da vida é possível cuidando da alimentação

A alimentação, um fator fundamental em cada etapa da vida

Alimentar-se e nutrir-se de forma adequada é essencial em todas as etapas da vida, embora cada etapa tenha necessidades específicas. Queremos deixar-vos uma série de regras nutricionais para diminuir ou melhorar os sintomas próprios da menopausa.

A menopausa é um período de transição na vida de uma mulher, onde ocorre uma diminuição nas hormonas sexuais femininas, causando modificações tanto físicas como psicológicas. Os principais sintomas costumam ser afrontamentos, irritabilidade, nervosismo, cansaço, distúrbios no sono, dores de cabeça ou palpitações.

A nível físico, ocorre um aumento de peso, sobretudo, um aumento de gordura na zona central, e uma diminuição da massa muscular. Além disso, aumenta o risco de padecer de osteoporose, doenças cardiovasculares, aumento dos níveis de colesterol e da tensão arterial ou alterações na pele. Continue a ler se quiser conhecer os segredos para enfrentar a menopausa da melhor maneira possível:

- Menos consumo calórico e mais atividade física. Não é preciso comer menos, mas sim comer melhor. Aumente o consumo de verduras, legumes e frutas e faça exercício físico com frequência para favorecer o aumento da massa muscular e a diminuição da gordura corporal.

- Bebe água habitualmente. À medida que os anos passam, a sensação de sede diminui, mas não é preciso esperar para ter sede para beber água. Uma hidratação correta regula a temperatura corporal, diminuindo os afrontamentos e favorecendo a circulação sanguínea.

 - Mantenha um consumo adequado de proteína, potenciando as de origem vegetal, como os legumes, os frutos secos ou as sementes.

- Consuma gordura e hidratos de carbono de qualidade. Dê prioridade ao consumo de gorduras insaturadas, como as encontradas no azeite virgem extra, no abacate, nos frutos secos ou nos peixes azuis – sardinhas, arenques, salmão ou atum. Se consumir cereais, que sejam integrais.

- Aumento o consumo de cálcio. Encontramos cálcio nos produtos lácteos, na soja e nos derivados, nas amêndoas, nos brócolos, na couve ou nas sementes de sésamo.

 - Dê importância à Vitamina D. Esta vitamina é essencial para que o cálcio se fixe ao osso. Forma-se no nosso corpo com a exposição solar e encontra-se em alimentos como no peixe azul ou no ovo.

- Alimentos ricos em fitoestrógenos. A menopausa caracteriza-se por uma diminuição na produção de hormonas sexuais. Existem alimentos de origem vegetal que apresentam fitoestrógenos, substâncias semelhantes aos estrógenos femininos, e cujo consumo poderá manter os níveis estáveis, diminuindo os sintomas. Encontram-se nos legumes, além de na soja e nos seus derivados, entre outros.

A alimentação é um pilar para enfrentar cada etapa da vida num ótimo estado físico e mental. Viva mais e melhor com o GO fit

 

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  • Nutrição
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