Aceda à área de sócios

Exercício contra o cancro

A atividade física, fator chave na luta contra esta doença.

  • 3
  • FEV

4 de fevereiro, Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

Os programas de exercício físico adequados e supervisionados por profissionais reduzem os efeitos nocivos dos tratamentos.

O cancro é uma das principais causas de morte em todo o mundo. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2012, foram diagnosticados 14 milhões de casos novos e 8,2 milhões de mortes foram diretamente atribuídas a esta doença. A previsão para o futuro próximo é igualmente desanimadora, já que a entidade estima que o número de casos diagnosticados ascenda a 22 milhões nas próximas duas décadas.

A prática regular de atividade física e exercício é um fator chave do estilo de vida que reduz claramente o risco de desenvolver cancro. Mas os seus benefícios não se limitam exclusivamente a um papel preventivo. De facto, as evidências demonstram que, com programas de exercício adequados e supervisionados por profissionais, as pessoas afetadas veem uma redução significativa nos efeitos nocivos dos tratamentos, ao mesmo tempo que a sua qualidade e esperança de vida aumentam. Estudos importantes de acompanhamento de grupos de pacientes e análises retrospetivas indicam também, com clareza, que o exercício reduz a probabilidade de uma recaída da doença após um tratamento inicial agressivo, reduzindo o risco de acabar por falecer de cancro. 

Apesar da existência de certas limitações nos estudos científicos atuais e da constatação de que as pessoas que levam um estilo de vida ativo tendem a comer de forma saudável, não fumar e a ter uma composição corporal mais sã, um recente estudo de análise sistemática realizado pelo Instituto Nacional do Cancro do Reino Unido concluía que a prática regular de atividade física entre 2 a 5 horas por semana estava relacionada com uma redução significativa (até 60% em alguns estudos) no risco de recaída da doença em pacientes com cancro.

No GO fit, queremos que viva mais e melhor. Conte connosco para consegui-lo!

 

Publicado por:
  • Fitness
  • Saúde
Relacionadas

Error