Aceda à área de sócios

Exercício regular para evitar doenças coronárias

A atividade contínua é altamente benéfica para a prevenção de doenças coronárias

  • 7
  • SET

O desporto reduz o risco de doenças coronárias em quase 40%

No GO fit, ajudamos-lhe a ter um estilo de vida saudável e uma alimentação equilibrada para que possa viver mais e melhor.

Apesar de terem diminuído nas últimas quatro décadas, as doenças coronárias ou cardiopatias isquémicas continuam a originar cerca de um terço das mortes de pessoas com menos de 35 anos nos países desenvolvidos. Para combater este tipo de doença, que causa mais de 8 milhões de mortes por ano, os especialistas realçam a importância de manter uma atividade desportiva regular, tal como refletido na prestigiada revista científica britânica Heart na sua recente análise sobre o impacto positivo da atividade física na prevenção de doenças coronárias.

A atividade física e o exercício melhoram e mantêm o nível de aptidão física e a capacidade funcional, diminuem a mortalidade e a morbilidade, contribuem para reduzir os fatores de risco coronário e, além disso, melhoram o humor e o bem-estar. Desta forma, indivíduos inativos e pessoas com baixa capacidade cardiorrespiratória apresentam um maior risco de sofrer doença coronária do que as pessoas que são fisicamente ativas e estão em forma. Se o nível de atividade for moderado, a redução do risco nos homens é de 19% e, nas mulheres, de 22%; se o nível de atividade regular for alto, a redução do risco dispara para 32% nos homens e 39% nas mulheres.

Estabelecer a importância da prática regular de atividade física e exercício como elemento preventivo e/ou terapêutico, no caso das doenças cardiovasculares, tem constituído um importante foco de interesse para a comunidade científica desde os anos 40, desde o famoso estudo do Professor Morris com os funcionários da rede de transporte público de Londres. A informação científica disponível hoje em dia a esse respeito é simplesmente avassaladora: só na última década, mais de 50.000 trabalhos científicos foram publicados em todo o mundo sobre os benefícios de um comportamento ativo para a saúde. Portanto, pode afirmar-se que a função benéfica do exercício na prevenção primária e secundária de doenças coronárias está solidamente demonstrada.

Os centros GO fit estão concebidos para estimular e facilitar a adopção de um estilo de vida ativo e saudável, desfrutando do exercício de uma forma segura, eficaz e divertida. 

 

 

Alfonso Jimenez

Prof. Alfonso Jiménez, PhD, CSCS, NSCA-CPT, FLF

Diretor de Investigação do GO fit LAB, é Catedrático de Exercício Físico e Saúde e Diretor do Centro de Investigação em Ciências Biológicas Aplicadas e do Exercício na Universidade de Coventry (Reino Unido) e Diretor da Comissão de Investigação e Divulgação da Fundação para a Vida Ativa e Saudável. Além disso, é Investigador Associado e Catedrático Visitante na Universidade de Victoria (Melbourne, Austrália). 

http://www.coventry.ac.uk/research/research-directories/researchers/professor-alfonso-jimenez/

@Prof_AJimenez

 

Publicado por:
  • GO fit LAB
  • Saúde
  • Wellness
Relacionadas

Error