Aceda à área de sócios

O desporto reforça as suas defesas

A melhor forma de manter o sistema imunitário sob controlo é adotando hábitos de vida saudáveis: desporto + alimentação + descanso. Mas sabe como reforçar o sistema imunitário? Os nossos especialistas revelam-lhe o segredo.

  • 25
  • FEV

Fortaleça a sua imunidade natural

Muitos estudos demonstram que o exercício reduz as probabilidades de adoecermos ao produzir um aumento de anticorpos que potenciam o nosso sistema imunitário.

O stress, a contaminação, a falta de sono e as mudanças de estação são alguns fatores que provocam a debilitação do nosso sistema imunitário e que fazem com que adoecemos com mais facilidade. O nosso sistema imunológico ou imunitário é o responsável por combater os microrganismos que produzem doenças e por levar a cabo o processo de recuperação. Pode dizer-se que é o defensor do nosso corpo.

Há variadíssimos sinais que indicam que o sistema imunitário não está a funcionar corretamente: falta de energia, reações alérgicas, fadiga, cicatrização lenta das feridas, constipações constantes…

Vários estudos indicam que a prática de exercício programado reduz as suas probabilidades de contrair doenças, já que as suas defesas se tornam mais fortes.

Mas também convém deixar claro que, se treinar em excesso, a exaustão, o cansaço e a falta de energia provocam uma falha das suas defesas, abrindo-se uma brecha por onde entram as infeções, já que os seus treinos são de intensidade superior à que consegue assimilar e que precisa de uma quantidade de energia tal, tanto para realizá-los como para recuperar do desgaste que cada sessão envolve, que literalmente não lhe sobram forças para se defender.

Para melhorar as suas defesas, os nossos especialistas aconselham os desportos de resistência como os mais adequados, pois envolvem uma atividade física moderada, como a natação, o ADAPTIV bike e a corrida. Estes desportos aumentam o número de anticorpos se o exercício se adaptar às suas necessidades e se for praticado com frequência.

Por exemplo, uma hora de ciclismo aumenta a capacidade dos neutrófilos (uma componente dos glóbulos brancos) para destruir bactérias e a corrida produz um incremento de anticorpos.

 

Publicado por:
  • running
  • Saúde
Relacionadas

Error