Aceda à área de sócios

O exercício regular favorece a sensação de bem-estar

Uma conduta ativa favorece e melhora a sensação de bem-estar e os níveis de autoestima.

  • 1
  • JUN

O desporto gera saúde e, portanto, felicidade

O exercício estimula as capacidades funcionais do organismo, melhorando a aptidão física, o que influencia muito favoravelmente a saúde.

A relação entre atividade física e saúde, conforme a entendemos atualmente, desenvolveu‑se nos Estados Unidos durante a última década do século passado (anos 90), com o impulso da comunidade de Saúde Pública. A partir dos diversos organismos que constituíam esta comunidade, realizou-se uma série de ações políticas e pedagógicas que tiveram como resultado a associação da atividade física à saúde.

Assim, a publicação dos trabalhos apresentados nas Conferências Internacionais sobre a Atividade Física, Aptidão física e Saúde de 1988 e de 1992 consolidaram de forma suficiente os dados científicos sobre a relação entre atividade física, aptidão física (entendida como a capacidade da pessoa em adaptar-se a diferentes esforços) e saúde. E foi precisamente em 1992 que os investigadores Bouchard, Shepard e Stephens desenvolveram um modelo que associava claramente comportamento ativo a uma melhoria do estado de saúde.

A partir daí, mais de 10 000 estudos publicados revelaram existir uma clara correlação entre a falta de exercício e de aptidão física e um determinado número de doenças (obesidade, osteoporose, dores nas costas, doenças cardiovasculares, alterações do metabolismo dos glúcidos e lípidos, problemas psicossociológicos). De facto, a maioria das funções fisiológicas correspondentes reagem à atividade física sustentada e regular, porque o exercício estimula as capacidades funcionais do organismo, melhorando a aptidão física, o que influencia muito favoravelmente a saúde.

Por outro lado, também um comportamento ativo regular demonstrou favorecer a sensação de bem‑estar naqueles que o praticam, com um impacto positivo tanto na perceção subjetiva desse bem‑estar, quanto na melhoria dos níveis de autoestima, na perceção da própria imagem corporal, e inclusivamente na melhoria da capacidade cognitiva.

Todos estes efeitos positivos somados contribuem claramente para promover um estado emocional positivo que nos tornará mais fácil enfrentar com maio confiança e tranquilidade os desafios do dia-a-dia.

 

 

Alfonso Jimenez

Prof. Alfonso Jiménez, PhD, CSCS, NSCA-CPT, FLF

Diretor de Investigação do GO fit LAB, é Catedrático de Exercício Físico e Saúde e Diretor do Centro de Investigação em Ciências Biológicas Aplicadas e do Exercício na Universidade de Coventry (Reino Unido), e Diretor da Comissão de Investigação e Divulgação da Fundação para a Vida Ativa e Saudável. Além disso, é Investigador Associado e Catedrático Visitante na Universidade de Victoria (Melbourne, Austrália).

http://www.coventry.ac.uk/research/research-directories/researchers/professor-alfonso-jimenez/

@Prof_AJimenez

 

Publicado por:
  • fórmula laranja
  • GO fit LAB
  • Saúde
Relacionadas

Error