Aceda à área de sócios

O exercício protege-o contra a osteoporose

Descubra os benefícios que o exercício físico programado traz para a sua saúde óssea.

  • 13
  • OUT

O exercício físico fortalece o seu sistema ósseo e protege-o contra a osteoporose

Os programas de treino de força são essenciais para manter a densidade dos ossos. O nosso especialista Alfonso Jiménez explica.

A osteopenia (redução da densidade mineral óssea) e a osteoporose (redução da densidade mineral óssea e da porosidade do osso) são indicadores da saúde óssea e estão associados a perdas de saúde graves e negativas que limitam a mobilidade e independência do indivíduo, aumentando o risco de fraturas ósseas em caso de queda.

 

A necessidade de prevenir a osteoporose e as fraturas que dela derivam é crítica, se considerarmos o incremento do número de pessoas de idade avançada nos países da União Europeia, bem como a quantidade e o aumento das fraturas registadas. Com efeito, a idade está associada a uma redução significativa na densidade mineral óssea, uma circunstância que se repercute, sobretudo na população feminina que já passou pela menopausa.

 

Porém, vários estudos longitudinais revelam que a saúde óssea pode sofrer melhorias significativas com um programa de exercício que inclua treinos de força de intensidade suficiente. Este efeito positivo do treino de força na saúde óssea parece ser particularmente evidente nas pessoas mais idosas, principalmente no sector da população já mencionado.

 

A prática regular de atividade e exercício físico é um fator essencial no desenvolvimento e conservação de uma estrutura óssea sólida, já que os ossos são especialmente sensíveis aos benefícios que obtemos como resultado de manter um estilo de vida fisicamente ativo e saudável imediatamente antes e depois da puberdade. Isto é corroborado por um estudo longitudinal realizado na Holanda (Kemper et al, 2000), que analisou a densidade mineral óssea de um mesmo grupo de participantes dos 15 aos 28 anos. As conclusões deste ensaio revelam que a densidade mineral óssea da anca e da coluna vertebral aos 28 anos está diretamente relacionada com o nível de atividade física diária durante a adolescência.

 

Além disso, recentes análises sistemáticas de estudos experimentais e de intervenção deram origem a dados sólidos que demonstram os benefícios do exercício físico na prevenção da osteoporose e de fraturas relacionadas com essa doença. Esses benefícios são o aumento e/ou manutenção da massa óssea, a solidez dos ossos e a diminuição do risco de queda.

 

Em conclusão, a receita mágica para prevenir e/ou tratar a osteoporose existe: consiste, simplesmente, em manter um estilo de vida ativo, que inclua sessões regulares de exercício para desenvolver a massa muscular.

 

Os centros GO fit estão concebidos para estimular e facilitar a adoção de um estilo de vida ativo e saudável, desfrutando do exercício de uma forma segura, eficaz e divertida.

 

Viva mais e melhor com o GO fit!

Publicado por:
  • GO fit LAB
  • Saúde
Relacionadas

Error