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Treine e fortaleça os seus ossos

A nossa equipa técnica recomenda-lhe atividades adequadas para que os seus ossos não sofram com o passar do tempo.

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Treine, porque os seus ossos agradecem-lhe

Preste atenção à nossa equipa técnica e ponha o seu sistema ósseo em forma.

Temos duas notícias a dar-lhe. A má notícia é que, como grande parte da população, não está a salvo de vir a sofrer osteoporose ou artrite. A boa notícia é que preveni-las e tratá-las está nas suas mãos.

 

O que é a osteoporose e a artrite e como é que o exercício físico ajuda à sua prevenção e tratamento?

A osteoporose é uma doença que provoca a debilitação e quebra dos ossos com facilidade. Embora convenha ficar claro que não existe uma cura definitiva para a osteoporose, há maneiras de prevenir e tratar a doença. Uma delas é a prática contínua de atividade física para reduzir o ritmo de perda do osso.

Por seu lado, a artrite afeta as articulações e os tecidos que as rodeiam. As pessoas que padecem de artrite têm geralmente articulações que não se mexem corretamente ou que são instáveis. Neste caso, o exercício físico ajuda-nos a proporcionar uma amplitude de movimentos a essas articulações e a lubrificá-las para que funcionem melhor.

 

Que programas de exercício físico programado são recomendados para manter uma boa saúde óssea?

Temos de levar em conta as características e a condição física da pessoa para poder prescrever o programa adequado de exercício físico programado. Em geral, os programas de exercício físico que geram uma tensão muscular moderada, como o ADAPTIV walking (caminhar energicamente), o treino com halteres ou máquinas de musculação da sala de fitness, exercícios aeróbicos como o ADAPTIV bike ou diferentes modalidades de dança sem alto impacto (ZUMBA, por exemplo), são os mais recomendados para manter e fortalecer o nosso sistema ósseo.

Os exercícios têm de ser globais e devem implicar o suporte do próprio peso corporal, já que, ao trabalhar contra a gravidade, envolvemos a maioria das estruturas ósseas e musculares. Além disso, o nosso treinador incluirá no nosso plano de treino exercícios funcionais e de coordenação que nos ajudam a desenvolver melhor os movimentos da nossa vida do quotidiano e que favorecem o equilíbrio.

 

Como é que beneficiamos desses programas?

Nos jovens, estes exercícios contribuem para aumentar o Pico da Densidade Mineral Óssea, que se alcança entre os 20-30 anos, segundo indicam os estudos científicos. Este pico estabiliza-se e tende a diminuir com o passar dos anos. Neste sentido, é especialmente importante incluir programas de treino na nossa rotina para desacelerar o processo.

 

Como podemos treinar o nosso sistema ósseo no GO fit?

Participando nas sessões de ADAPTIV strength, em que trabalhamos com resistências como pesos e elásticos, ou de ADAPTIV pilates, em que reforçamos o sistema ósseo de uma forma muito controlada. Além disso, atividades como o ADAPTIV core, centrado no trabalho das cadeias musculares, ou o ADAPTIV yoga podem ser uma opção ideal para quem procura prevenir e atrasar a osteoporose.

Lembre-se de que pode escolher o nível do método ADAPTIV que mais se ajuste às suas necessidades. Cuidamos hoje de si para que viva melhor amanhã. Bem-vindo ao GO fit

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