Aceda à área de sócios

Este verão, beba mais água

Os benefícios do exercício físico para a saúde são sobejamente conhecidos, mas não nos devemos esquecer de conservar adequadamente os nossos níveis de hidratação durante a prática desportiva.

  • 11
  • AGO

Mantenha os níveis de hidratação e melhore o seu rendimento

A hidratação é uma das vertentes mais importantes de qualquer atividade física, já que 2/3 do corpo são formados por água. Cuide dos seus níveis de hidratação durante a prática desportiva!

75% da energia gerada pelo nosso metabolismo tem de ser de alguma forma eliminada. O excesso de calor gerado nos músculos é evacuado através da água.

Para evitar desidratarmo-nos, é importante manter os níveis dos líquidos no nosso corpo com a utilização de tecidos transpiráveis e com a ingestão de água ou bebidas isotónicas. Em muitas ocasiões, esquecemo-nos de beber líquidos de forma constante e só o fazemos quando temos sede, que é o principal indicador de que o nosso corpo começou a desidratar-se.

Para evitar estes sintomas, podemos distribuir a bebida da seguinte forma. Antes da atividade, beba entre 300 e 600 ml ao pequeno-almoço com um chá ou café; dessa forma, começa o dia com um contributo extra de hidratação. Durante a atividade, é melhor beber em pequenas quantidades, a cada 15 ou 20 minutos, em vez de uma única ingestão, sobretudo se se tratar de um desporto de longa duração (1 hora).

Para as pessoas que fazem exercício físico contínuo e de elevada duração, a equipa de nutrição do GO fit recomenda ingerir uma quantidade adequada de hidratos de carbono e sódio que podemos encontrar, por exemplo, nas bebidas isotónicas, já que facilitam a absorção de água ao nível intestinal e obteremos mais energia durante a nossa atividade.

Por último, recomendamos evitar as bebidas demasiado frias ou quentes, gasosas e que contenham muito açúcar, já que nos podem provocar incómodos gástricos. As condições de humidade e o calor ambiental, bem como a intensidade do exercício, também alteram as necessidades hídricas de cada momento.

Desfrute do exercício físico e de uma dieta saudável melhorando o seu rendimento com uma hidratação adequada!

Publicado por:
  • férias
  • Nutrição
  • Saúde
Relacionadas

Error