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Evite o excesso de treino. Viva mais e melhor!

Dê ao seu descanso a importância que merece

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  • AGO

Dê ao seu descanso a importância que merece

O excesso de treino é mais prejudicial para o seu organismo do que pensa. Aprenda a evitá-lo!

A recuperação entre sessões de treino tem como objetivo a restauração das funções fisiológicas e a regeneração das diferentes fontes de energia (Jeffreys et al. 2008). Um correto controlo do volume e da intensidade durante as sessões de treino acompanhado por uma recuperação adequada ajudam a prevenir o excesso de treino.

 

O excesso de treino define-se como a acumulação de treino que resulta numa piora do rendimento, pelo que não seremos eficazes com os resultados.  Os sintomas do excesso de treino são:

  1. Fadiga muscular.
  2. Piora do rendimento.
  3. Perda de apetite.
  4. Insónia/piora da qualidade do sono.
  5. Distúrbios gastrointestinais.
  6. Elevado risco de infeção.
  7. Aumento da frequência cardíaca em repouso.

 

Para evitar estes sintomas e conseguir um bom descanso, propomos-lhe estas estratégias para acelerar e otimizar a recuperação entre sessões de treino:

  1. 15-20 minutos de “sesta”: Ajuda a reduzir o stress e as perturbações imunológicas. Reduz a fadiga mental e aumenta o relaxamento.
  2. Alimentação variada: Uma alimentação variada rica em nutrientes como hidratos de carbono, proteína e eletrólitos, acelera a recuperação e favorecerá a restauração das fontes de energia.
  3. Durma, pelo menos, 7-8 horas por dia. O seu corpo precisa de descansar bem para poder recuperar.
  4. Utilize peças de roupa de compressão: Acelerará a recuperação da fadiga e dano muscular derivados do treino físico.
  5. Inclua uma massagem na sua rotina.
  6. Hidroterapia: Realize atividades na água como um banho de hidromassagem.
  7. Hidratar-se e reidratar-se imediatamente depois da atividade física é fundamental para a recuperação.

 

Uma vida saudável está no equilíbrio, por isso, dê ao seu corpo o

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