Aceda à área de sócios

Vença o colesterol com estes alimentos

Como controlar e reduzir o colesterol através da alimentação.

  • 22
  • AGO

Dizer adeus ao colesterol com alimentos é possível

Descubra os nutrientes para controlar os seus níveis de colesterol.

A hipercolesterolemia é uma das doenças mais comuns hoje em dia e está diretamente relacionada com o nosso estilo de vida. Para manter o nosso organismo em perfeito estado, é fundamental controlar e manter uns bons níveis de colesterol e, neste sentido, a alimentação é um dos pilares que devemos ter em conta para o conseguir.

Além de realizar atividade física, evitar o tabaco ou álcool e reduzir o consumo de gordura saturada (pastelaria industrial, enchidos, carnes gordas…), há certos alimentos que nos dão uma ajuda adicional pois favorecem a redução do colesterol.

Não perca os alimentos estrela que deve incluir na sua dieta contra o colesterol:

 

  • Cereais integrais, legumes e vegetais

Graças ao seu alto teor em fibra e antioxidantes, vão reduzir a absorção de colesterol no trato intestinal. É de destacar o caso da aveia, cujo teor em beta-glucanos demonstrou a sua alta eficácia baixando os níveis de colesterol. 

Pode inclui-la nos seus pequenos-almoços ou lanches misturada com fruta da época e obterá uma combinação saudável e deliciosa.

 

  • Azeite virgem extra

O seu alto teor em compostos antioxidantes, em especial vitamina E, fitosteróis e ácidos gordos saudáveis, torna-o um grande aliado se quisermos reduzir os nossos níveis de colesterol.

Cozinhar com azeite e tomar uma pequena ração em cru, seja como tempero ou parte do seu pequeno-almoço, é uma estratégia estupenda para combater a hipercolesterolemia.

 

  • Soja

O teor em isoflavonas e ácidos gordos de qualidade fazem da soja um alimento muito interessante para quem quer controlar e reduzir o seu colesterol. 

Pode inclui-la na sua alimentação graças aos seus derivados como tofu ou tempeh, em forma de bebida vegetal ou incluir soja texturizada em receitas tradicionais como um molho à bolonhesa.

 

  • Nozes

É o fruto seco estrela na luta contra o colesterol. Oferece-nos uma grande quantidade de fitosteróis e ácidos gordos benéficos.

Inclui este fruto seco nos seus lanches ou snacks, pois pode desfrutar dele em qualquer parte sendo uma opção saudável, saciante e cheia de sabor.

 

  • Abacate

A popularidade e o consumo desta fruta não param de aumentar, e é uma fonte de gorduras saudáveis, vitamina E e fibra. Pelo que a podemos considerar um alimento ideal para manter o colesterol sob controlo.

Pode inclui-lo em tostas, saladas ou como parte de molhos ou temperos frios para o verão.

 

  • Sementes de chia, linhaça ou sésamo

Graças ao seu teor em antioxidantes e lignana são um trunfo espetacular para combater o colesterol de forma simples. Pode inclui-las no iogurte, em saladas ou até hidratadas em sobremesas como substituto do ovo se procura alternativas vegans.

E se lhe faltarem ideias de como combinar os alimentos anteriores, deixamos-lhe de seguida várias opções de pequenos-almoços ou snacks que o ajudarão a controlar e reduzir os níveis de colesterol enquanto desfruta cuidando de si:

  • Torrada de pão de centeio integral com abacate, azeite virgem extra e sementes de sésamo.
  • Taça de bebida de soja com flocos de aveia integrais, nozes, sementes de chia e banana.
  • Torrada de pão integral de aveia e sementes com abacate, queijo fresco e nozes picadas.

 

Cuidar de si de forma saudável é possível. Com uma boa alimentação e fazendo exercício físico regrado, viverá mais e melhor!

Publicado por:
  • Nutrição
  • nutricionista
  • sementes de chia
Relacionadas

Error