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Guia contra a retenção de líquidos

Sente-se inchado? Com as pernas cansadas? Temos a solução.

  • 16
  • AGO

Recomendações contra a retenção de líquidos

A nossa equipa dá-lhe a solução para evitar e reduzir a temida retenção de líquidos.

São muitos os fatores que podem iniciar uma retenção de líquidos, desde mudanças hormonais até excesso no consumo de sal. Designadamente, a retenção começa quando o nível de líquidos é superior a 75 por cento no nosso organismo.

Quanto mais sal ingerimos, mais água o corpo necessita para poder dissolvê-lo. Enquanto os rins não conseguirem eliminar o excesso de sódio ingerido com os alimentos, (processo que pode levar um dia) o seu organismo não poderá eliminar o excesso de líquidos.

As pessoas com propensão para a retenção de água pensam que a redução do consumo de água, ajudará a resolver o problema. Mas na verdade acontece o contrário: o corpo, quando sente a falta de água, começa a reter cada gota. Isso causa inchaço dos pés, mãos e pernas como sintomas mais habituais.

Tome nota destas orientações com as quais conseguirá reduzir os níveis de retenção de líquidos:

  1. Beba água para ajudar o seu corpo a manter-se hidratado, o ideal são 8 copos por dia.
  2. Aumente a atividade física. Os exercícios cardiovasculares favorecem especialmente a atividade dos rins.
  3. Enquanto estejas sentado, mantém teus pés elevados para facilitar o fluxo sanguíneo.
  4. Evite o sal. Use ervas aromáticas, vinagre, limão, alho ou cebola para dar sabor aos alimentos.
  5. Pela noite, um duche de água fria ajudar-lhe-á a aliviar a inchaço pelo seu efeito vasoconstritor.
  6. Descanse! Ajudará a melhorar o rendimento do seu corpo.

Além disto, partilhamos uma lista de alimentos que não devem faltar no seu cesto de  compras (retirar se queres desfazer) se quer evitar o excesso de água no seu organismo:

  • A ananás, uva, melão e melancia estimulam os rins pela sua ação alcalinizante, depurativa e diurética.
  • O pêssego é rico em potássio e pobre em sódio, pelo que é ideal para evitar a retenção de líquidos.
  • O aipo, os espargos e as alcachofras têm uma ação diurética.
  • Por sua vez, o alho e a cebola são alimentos diuréticos que favorecem a depuração do organismo.
  • Não se esqueça dos chás. Ajudar-lhe-ão especialmente o extrato de bicha de cavalo, a salsa, o zimbro e as folhas de oliveira.
  • Beber água onde cozemos previamente a salsa reforçará a eliminação de líquidos.

Recorde que uma dieta equilibrada, um treino adequado e um descanso suficiente são as chaves para cuidar do seu corpo e da sua mente. No GO fit trabalhamos para que o consiga dia a dia. Viva mais e melhor com o GO fit!

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