Aceda à área de sócios

A alimentação, fator-chave dos seus passeios de bicicleta

Trazemos-lhe estas regras nutricionais para desfrutar dos seus percursos

  • 3
  • ABR

Não fique sem energia nos seus percursos

Descubra o que comer antes, durante e depois de andar de bicicleta

Para poder tirar o máximo partido de qualquer percurso de bicicleta, é imprescindível prestar atenção à alimentação. Se é amante das duas rodas, não perca as recomendações da nossa equipa de nutrição para manter o rendimento antes, durante e depois do passeio desportivo.

Nos dias anteriores ao passeio de bicicleta é importante manter um aporte suficiente de hidratos de carbono, para assegurar que as nossas reservas de glicogénio estão completas. Pode fazê-lo incluindo nas refeições principais uma porção de verduras ou legumes juntamente com hidratos de carbono complexos como arroz, massa, cuscus ou tubérculos, por exemplo. Também se recomenda uma ingestão adequada de proteína e gordura, só que, nestes dias anteriores, deverá dar prioridade e aumentar a quantidade de alimentos hidrocarbonados.

É importante não esquecer a hidratação, é muito importante manter um consumo adequado de água, pois é preciso armazenar a glicose em forma de glicogénio. Para confirmar o nosso estado de hidratação, repare se a cor da urina é clara.

Antes do passeio: Se tomar o pequeno-almoço antes de sair, é recomendável fazê-lo umas 2 horas antes, para garantir que a digestão está completa. Ingira produtos de alto índice glicémico, com um baixo aporte de fibra e de gorduras, por exemplo, um sumo de laranja com torradas de pão branco com requeijão e mel. Não se esqueça de beber água. Imediatamente antes de começar, ou já na bicicleta, pode comer uma peça de fruta, como uma banana.

Durante o passeio: É importante controlar a hidratação, não só mantendo um consumo de água, como também controlando o aporte de minerais, como o sódio. Recomenda-se alternar água e bebida isotónica a cada 20-25 minutos, e, a cada 45-60 minutos, alimentos com alto índice glicémico, para obter energia de maneira rápida e retardar a fadiga. Pode levar bananas, passas, figos secos, damascos, tâmaras, uma sandes com mel ou geleias ou barras (elaboradas em casa ou tendo atenção à sua composição nutricional).

Depois do percurso: imediatamente depois de finalizar o percurso deve-se ingerir alimentos ricos em hidratos de carbono e proteína, assim como, beber água regularmente durante as horas seguintes, para colmatar as perdas hídricas durante a etapa. Por exemplo, uma banana e dois iogurtes, ou um sumo de laranja natural com leite magro.

 

Que nada o pare, se quer melhorar os seus tempos, treine e melhore a sua alimentação. No GO fit, damos-lhe os segredos para conseguir. Viva mais e melhor!

Publicado por:
  • Bike
  • Ciclismo

Error