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A alimentação, o fator chave para aumentar o rendimento

Conheça os alimentos que favorecem a sua capacidade cardiorrespiratória e muscular no seu dia-a-dia.

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  • MAI

Cuide do seu coração e dos seus pulmões comendo bem

No GO fit, contamos-lhe quais os alimentos chave para que, mediante uma nutrição correta, possa realizar a sua atividade física diária sem ver diminuída a sua energia.

As pessoas que fazem desporto diariamente costumam ter um nível de energia mais baixo, o que pode estar diretamente relacionado com uma diminuição da sua atividade.

Para evitar esta situação, temos de cuidar da alimentação, através de tabelas nutricionais adequadas e adaptadas a cada pessoa, tratando de selecionar os melhores alimentos para tal.

Um dos pontos fundamentais é saber eleger os alimentos que ajudam o nosso coração e o nosso sistema respiratório, que é o mais exposto ao ambiente e o mais propenso a sofrer infeções e inflamação, uma vez que tem de filtrar os agentes patogénicos que entram no organismo.

No GO fit, contamos-lhe quais são estes alimentos, fundamentais para que ao mesmo tempo que faz uma dieta saudável e equilibrada cuide do seu coração e renda mais e melhor.

1. Água de coco

É um dos melhores soros fisiológicos naturais, rico em potássio, que regula os batimentos do coração e a função muscular. A água de coco foi utilizada como tónico cardíaco. Fortalece o coração e reduz o colesterol "mau", a LDL. Além disso, é superhidratante e tem apenas 19 calorias por 100 g.

2. Alho e cebola

Estes alimentos sulfurados são excelentes para reduzir a inflamação, protegem-nos das infeções e são expectorantes. Ajudam-nos a limpar os pulmões. Reduzem a congestão nasal e ativam a circulação sanguínea e diminuem a tensão arterial, sendo assim alimentos muito benéficos para o coração.

3. Abacate

Contém ácidos gordos insaturados, que "dissolvem" o colesterol e nos ajudam a limpar as artérias. Proporciona-nos energia e tem efeitos benéficos para o aparelho respiratório. É um alimento muito "rejuvenescedor", embora seja um alimento muito calórico, uma vez que, em média, um abacate tem 250 calorias.

4.- Salmão

É rico em ómega 3 (EPA e DHA), com uma proteína de alto valor biológico, contém os antioxidantes necessários para conseguir um funcionamento muscular adequado.

Se for desportista, deve comer salmão, os seus ómega 3 diminuem a inflamação e são muito importantes na recuperação de lesões, fazendo com que sejamos muito mais produtivos.

5.- Maçã

Contém potássio, cálcio evitaminas A, B e C. Foi demonstrado que um défice de fósforo, magnésio e cálcio ajuda a deteriorar a função dos músculos respiratórios, levando à fadiga muscular. Existem quarenta variedades de maçãs. É diurética, adstringente, anti-inflamatória, facilita a digestão e atua nas doenças dos brônquios.

6.- Limão

Entre muitas outras funções, cura e previne os problemas de garganta, desinfetando e tonificando as mucosas. O limão é precioso para a saúde, é remineralizante e alcalinizante. Ao reduzir também a viscosidade sanguínea, o limão contribui para a melhoria da circulação geral, sendo o coração um grande beneficiado.

7.- Ovos biológicos

São uma das melhores fontes de proteína necessária para o desenvolvimento, a reparação e a manutenção dos nossos músculos.

8.- Nozes

Previnem a inflamação e os ácidos gordos ómega 3 e ómega 6 melhoram o fluxo de oxigénio, contêm também fósforo magnésio e potássio, minerais que são fundamentais para a musculatura respiratória. Também é um alimento proteico, "a arginina" ajuda-nos a combater as doenças cardiovasculares.

Inclua estes alimentos na sua dieta diária, verá como o seu organismo lhe agradece, e aumente a energia e a sensação de bem-estar. Uma alimentação equilibrada em conjunto com exercício físico regular ajudá-lo-ão a ser mais feliz, vivendo mais e melhor.

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