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A importância do pequeno-almoço

Faça do seu pequeno-almoço a melhor refeição do dia. Conselhos da nossa equipa de nutrição.

  • 19
  • MAI

Tome o pequeno-almoço, evitará desequilíbrios alimentares

Deixamos-lhe várias propostas de pequenos-almoços saudáveis que lhe vão proporcionar energia.

Falta de tempo, não sujar, evitar pratos complicados… A lista de desculpas que utilizamos para saltar o pequeno-almoço é interminável. No entanto é importante dar a esta refeição a importância que merece e lembrar-se constantemente que não deve sair de casa sem tomar o pequeno-almoço. Por quê? Atento a estes pontos.

 

  • No dia em que não toma o pequeno-almoço transcorrem aproximadamente 17 horas (desde o jantar até à seguinte refeição), um período em que o seu organismo chega a sofrer uma situação de jejum.
  • Neste intervalo de tempo, os valores de glucose e ácidos gordos caem em picado, acentuando o cansaço, mermando a capacidade de concentração e acabando por finalmente produzir um efeito sinérgico popularmente conhecido como “fome atroz”.
  • As pessoas que não tomam o pequeno-almoço costumam ingerir em excesso nas restantes refeições, o que as torna mais propensas a ter desequilíbrios metabólicos.

 

Dicas para conseguir um pequeno-almoço equilibrado:

 

  1. Um pequeno-almoço completo deve estar composto de pelos menos, três grupos de alimentos diferentes. Normalmente quando acordamos precisamos de hidratar o organismo, por isso devemos começar o dia com um bom copo de água. Nesta época do ano temos à nossa disposição muitas frutas com as quais podemos elaborar sumos que nos ajudam a refrescar-nos e a hidratar o nosso organismo com uma contribuição extra de vitaminas e minerais.

 

  1. Outro componente importante do pequeno-almoço são os lacticínios, que nos dão uma contribuição extra de proteína. Tomar um copo de leite quente no verão não apetece muito, pelo que podemos optar por outras possibilidades como o iogurte, que além disso é muito mais digestivo e ajuda a manter uma boa mobilidade intestinal.

 

  1. Os cereais são uma fonte muito sã e cheia de energia. Ainda que nos apeteça misturá-los com frutos secos para conseguir a força necessária para arrancar bem o dia, temos que nos lembrar que estes últimos são alimentos muito calóricos. Como alternativa, poderá acrescentar passas ou pedacinhos de fruta fresca aos seus cereais preferidos.

 

  1. Evite os produtos de pastelaria, na medida em que estão carregados de hidratos de carbono simples que se depositam em forma de gordura. As torradas de pão caseiro são uma fonte ótima de carboidratos.

 

A nutrição é fundamental para manter o seu organismo em ótimo estado desde a manhã até à noite. Um treino adequado e um descanso suficiente farão o resto. Viva mais e melhor!

Publicado por:
  • Fruta
  • Nutrição
  • nutricionista
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