Aceda à área de sócios

A melancia, suas propriedades e receitas

É a fruta que contém mais água, portanto, ajuda-nos a hidratar nesta época estival.

  • 3
  • AGO

Este verão, hidrate-se e coma de forma saudável

Conheça os benefícios e propriedades medicinais da melancia pela mão dos nossos especialistas em nutrição.

Para que o nosso corpo esteja bem hidratado, temos de beber água, ainda que não tenhamos sede. O corpo obtém 80% da água da água que bebemos e/ou de outras bebidas e os restantes 20% provêm da água contida nos alimentos que ingerimos. No verão, devido ao calor, o suor aumenta, o que torna necessário uma maior atenção e cuidado na hidratação do nosso corpo. Uma forma de o fazer é desfrutando de uma das frutas que esta estação nos oferece: a melancia.

A melancia pode dar ao corpo até 25% da água que necessitamos. Os alimentos vermelhos também contêm fitoquímicos, como o licopeno, e antocianinas que nos ajudam a melhorar a nossa saúde cardiovascular, manter uma boa memória e diminuir o risco de cancro e doenças do sistema urinário.

A melancia é a fruta que contém mais água, 95% do seu peso, pelo que estimula os rins a funcionarem bem, facilitando a eliminação de resíduos e de toxinas. Além disso, meio copo de melancia tem aproximadamente 23 calorias e inúmeras propriedades medicinais: é desintoxicante, diurética, emoliente, refrescante, remineralizante, elimina impurezas da epiderme e reduz os gases intestinais.

Como curiosidade, podemos consumir as sementes trituradas da melancia porque são ricas em zinco e estão indicadas contra a inflamação da próstata. A nossa equipa de nutrição aconselha-o uma série de receitas para poder desfrutar desta fruta de uma forma saborosa e saudável.

 

GASPACHO DE MELANCIA COM ÓLEO DE MENTA E GENGIBRE

Ingredientes para 5 pessoas:

  • 250 g de melancia, 1200 g de tomates maduros, 300 g de cebola, 400 g de pepino, 2 dentes de alho, 1 kg de pão de forma, 500 ml de óleo, 30 g de sal, 100 g de vinagre de xerez, água (se ficar muito espesso) e 15 g de gengibre.

Passos para a preparação

  1. Limpe a melancia descascando-a e cortando-a em cubos.
  2. Lave muito bem todas as frutas e verduras, descascando-as e cortando-as em pedaços da mesma grossura para facilitar o trabalho quando triturarmos.
  3. Triture os ingredientes do gaspacho e acrescente os cubos de melancia.
  4. Passe por uma peneira fina e reserve no frigorífico.

Ingredientes para o óleo de menta:

  • 150 ml de óleo de girassol e 60 g de menta fresca.

Passos para a preparação:

  1. Ponha uma caçarola ao lume com água; quando a água estiver a ferver, acrescente a menta, escalde durante 10 segundos e depois esfrie com gelo e água.
  2. Triture a menta escorrida com o óleo, passe pela peneira e verta para uma garrafa a colocar no frigorífico.

Apresentação:

Para esta receita, podemos jogar com a imaginação e apresentá-la da forma que mais gostamos.
Podemos fazer bolinhas de melancia ou dados muito pequenos e congelá-los para depois pormos em cima. Também podemos fazer umas espetadas com queijo e melancia como guarnição.
 

GELADO DE MELANCIA

Ingredientes para 6 pessoas:

  • 500 g de melancia, 250 g de açúcar ou stevia, 400 ml de natas com 35% de matéria gorda para montar, 25 g de glucose líquida, 150 g de pepitas de chocolate, menta e 1 colher de sopa de baunilha.

Passos para a preparação:

  1. Coloque uma tigela no frigorífico na véspera.
  2. Triture a melancia sem sementes com uma batedora, juntamente com o açúcar, a baunilha e a glucose líquida. Depois, monte as natas na tigela bem fria, mas evitando que fique muito dura, semi-montada.
  3. Acrescente as natas à melancia triturada, com movimentos suaves e envolventes e, quando tudo estiver bem misturado, coloque este preparado no congelador durante pelo menos uma hora.
  4. Passado esse tempo e antes que se cristalize, tire o preparado do congelador e bata-o energicamente à mão e com varetas. Acrescente as pepitas de chocolate e a menta antes de servir o seu gelado.

 

SUMO DE MELANCIA COM IOGURTE E AMENDOINS

Ingredientes para 2 pessoas:

  • 1 melancia, 2 iogurtes gregos e 25 g de amendoins.

Passos para a preparação:

  1. Triture a melancia com uma batedora elétrica.
  2. Repartir o sumo de melancia em dois copos individuais.
  3. Coloque em cima de cada um dos copos um dos iogurtes.
  4. Coroar com os amendoins em cima e servir.

Com o GO fit, nunca foi tão fácil cuidar-se de si próprio por dentro e por fora, para que continue a desfrutar deste verão a 100%.

Publicado por:
  • Fruta
  • Melancia
  • Nutrição
Relacionadas

Error