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Melhore o seu bem-estar através da alimentação

O GO fit indica-lhe os alimentos mais adequados para melhorar o seu estado de espírito e sensação de bem-estar.

  • 7
  • JUN

Bem-estar é sinónimo de estabilidade

Alimentação, fator-chave para que o nosso corpo funcione corretamente e possamos viver mais e melhor.

1. O cérebro tem um papel fundamental no bem-estar e no estado de espírito das pessoas. Para alcançar essa estabilidade, precisamos de um contributo de energia constante, ou seja, que não haja altos e baixos no açúcar no sangue. 

Podemos obter essa estabilidade com os hidratos de carbono de absorção lenta, como sejam: os legumes e os cereais integrais.

2. As gorduras ómega 3 também são necessárias para que o nosso cérebro funcione corretamente, já que grande parte do nosso cérebro é gordura.

A deficiência destes ácidos gordos está associada a ansiedade ou depressão. Os ómega 3 têm uma ação protetora e regeneradora das membranas celulares. Estes ácidos gordos de boa qualidade chegam-nos através: dos peixes azuis, como o salmão e as sardinhas, e do abacate.

3. Relativamente às vitaminas e minerais, as vitaminas necessárias para a nossa estabilidade e bem-estar são as do grupo B, que são também necessárias para um funcionamento da nossa saúde mental e, portanto, do nosso bem-estar. 

Uma boa circulação fará chegar os nutrientes ao cérebro sem obstáculos. A Vitamina B9 elimina a “homocisteína”, que é um composto que, em níveis elevados, favorece a formação de coágulos. Podemos encontrá-la, por exemplo, em: verduras de folha verde, como os espinafres.

Quanto à Vitamina B12, podemos encontrá-la em: carne, peixe e ovos.

4. Os minerais fundamentais que têm um efeito relaxante são o magnésio e o cálcio, que podemos encontrar em: lácteos e frutos secos.

5. As proteínas são necessárias para o ótimo funcionamento do cérebro. As proteínas são formadas por aminoácidos, alguns dos quais não podemos produzir no organismo, devendo ser obtidos através da dieta.

Um exemplo é o triptófano, que permite a produção de serotonina, um neurotransmissor que regula o estado anímico (depressão, ansiedade), o sonho e as sensações de saciedade que a comida proporciona. Para ter suficiente, basta tomar as doses de proteína recomendadas. Uma deficiência de triptófano impossibilita a produção de serotonina e o nosso bem-estar depende da serotonina.

Alimentos ricos em triptófano: ovos, carnes, peixe, lácteos, frutos secos, legumes.

Se seguir estas orientações nutricionais, não só melhora a sua sensação de bem-estar, como também começa a treinar a sua felicidade.

Publicado por:
  • Comer Bem
  • Nutrição
  • nutricionista
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