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Melhore a sua resistência

Exercícios que melhoram a sua capacidade cardiovascular.

  • 21
  • MAI

Aumente a sua resistência, nada o vai parar!

Melhore a sua capacidade cardiovascular com estes exercícios.

A resistência cardiovascular é a capacidade que o coração, os pulmões e os vasos sanguíneos têm para dar energia ao corpo durante um exercício contínuo e prolongado.

Existem diversos exercícios que o ajudam a melhorar a sua resistência. Os mais comuns que são feitos fora de casa sem aparelhos são correr ou nadar. Além disso, andar de bicicleta, patinar… são outro tipo de exercícios que o farão trabalhar de forma aeróbica.

Se preferir melhorar a sua resistência no ambiente do centro desportivo, na sala fitness, encontrará várias máquinas que o podem ajudar. Entre elas, destacam-se a passadeira, bicicleta, elíptica e o remo. Se preferir divertir-se enquanto faz exercício, tem as aulas de grupo, como ADAPTIV bike, ADAPTIV box, ADAPTIV jump, ou o nosso Clube de Corredores ou Triatlo.

 

Como devemos fazê-los?

Para começar a realizar qualquer atividade física, é recomendável crescer progressivamente em dias, intensidade e tempo da sessão. Mas, sobretudo, é conveniente fazê-lo por prescrição médica se não praticar exercício há muito tempo.

O ideal é começar com 3 sessões por semana que não excedam 30 minutos e com uma intensidade moderada. Em função das sensações de cada pessoa, estas 3 variáveis devem ir aumentando. Este aumento não tem que ser proporcional, simplesmente ao aumentar alguma das variáveis já se está a dar um estímulo diferente para que o corpo reaja e se note uma melhoria.

 

Que benefícios tem aumentar a resistência cardiovascular?

O treino para trabalhar a resistência cardiovascular tem todos estes benefícios:

  • Melhorar a capacidade cardiorrespiratória. O coração e os pulmões são mais eficientes.
  • Ajudar a que o colesterol bom, HDL, aumente.
  • Reduzir os níveis de stress.
  • Fortalecer o coração, pois bombeia mais sangue em cada batimento.
  • Aumentar o VO2 (quantidade de oxigénio que consome enquanto faz exercício).
  • Ajudar na perda de gordura.
  • Prevenir diversas patologias, como por exemplo: diabetes e doenças coronárias.

 

Não sabe por onde começar? Deixamos-lhe várias dicas que o ajudarão.

  • Não se esqueça de trabalhar a força, pois precisa de trabalhar a nível muscular.
  • Corra a um ritmo lento.
  • Faça intervalos dentro do seu treino de 30-40 min (períodos de 1-2 minutos, mudando o ritmo).
  • Faça exercícios de respiração.
  • Estabeleça objetivos a curto prazo e muito concretos.

 

Aumentando a sua capacidade cardiovascular, alcançará as suas metas. Viva mais e melhor com o GO fit!

Publicado por:
  • cross fit
  • Método ADAPTIV
  • Treinamento
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