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Merendas saudáveis para os mais pequenos

A merenda perfeita é mais apetecível do que imagina.

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  • NOV

A merenda perfeita existe e é saudável

Surpreenda-os com estas quatro merendas saborosas e muito saudáveis.

A merenda é uma refeição fundamental que não devíamos descurar. Tem uma importância especial durante a infância, já que ajuda as crianças a recuperar a sua energia após a jornada escolar. A nossa equipa de nutrição propõe-lhe passar um bom bocado em família a preparar estes pratos saudáveis e completos com os mais pequenos:

 

  • PÃEZINHOS DE VERDURAS E SEMENTES

Preparação: 20 minutos

No forno: 40 minutos

Ingredientes para 22 unidades:

  • 50 g de queijo Emmental aos cubos, 150 g de espelta, 200 g de verdura variada (cenouras, alho-porro, pimentos…) aos cubos, 1 copo de água, 100 g de iogurte natural, 2 colheres de chá de sal, ½ colher de chá de açúcar, 1 colher de chá de orégãos secos, 20 g de levedura fresca, 120 g de flocos de aveia, 350 g de farinha, um pouco de manteiga para untar, 50 g de sementes de abóbora, 50 g de sementes de girassol e 50 g de sementes de sésamo.

Passos para a preparação:

  1. Rale o queijo Emmental e coloque-o numa taça. Reserve.
  2. Coloque os grãos de espelta no copo do liquidificador e triture-os.
  3. Incorpore as verduras, a água, o iogurte, os orégãos, o sal, o açúcar e a levedura. Misture no liquidificador.
  4. Adicione os flocos de aveia e a farinha e amasse. Entretanto, unte uma tigela grande com a manteiga. Retire a mistura para a tigela untada, cubra com uma película transparente e deixe repousar durante 30 minutos.
  5. Forre a base de duas formas desmontáveis com papel de ir ao forno e unte as bordas com manteiga. Numa tigela, misture as sementes de abóbora, as sementes de girassol e as sementes de sésamo; espalhe cerca de ¼ da mistura de sementes no fundo das formas.
  6. Divida a massa em 22 porções, dê-lhes a forma de uma bola e reserve-as cobertas com um pano. Molhe cada bola ligeiramente com água e cubra-as com a mistura de sementes. Coloque as bolas nas formas e polvilhe-as com o resto das sementes e do queijo ralado. Deixe-as repousar até duplicarem de volume (aprox. 30 minutos).
  7. Pré-aqueça o forno a 220 ºC.
  8. Coza o conteúdo das formas no forno durante 20-25 minutos. Deixe esfriar e sirva.

* Não adequado para celíacos, intolerantes à lactose, alérgicos às proteínas lácteas ou aos frutos secos, nem para o controlo de peso, diabéticos e veganos.

 

  • CHIPS DE ABOBORINHA COM PARMESÃO

Estas chips são uma boa alternativa às batatas fritas como petisco, já que são mais saudáveis, alimentam mais e têm menos gordura do que as típicas batatas fritas.

Preparação: 10 minutos

No forno: 15-20 minutos

Ingredientes para 4 porções:

  • 300 g de aboborinha com pele, cortada às fatias muito finas (1-2 mm), 1 copo de leite, 80 g de pão ralado, 40 g de queijo parmesão, 1 colher de chá de alho em pó, 1 pitada de sal e 1 pitada de pimenta moída.

Passos para a preparação:

  1. Pré-aqueça o forno a 200 ºC.
  2. Forre uma bandeja de forno com papel de ir ao forno.
  3. Coloque as rodelas de aboborinha numa tigela, cubra-as com leite e deixe repousar durante 10 minutos.
  4. Numa taça, coloque o pão ralado, o queijo ralado, o alho em pó, o sal e a pimenta. Misture e reserve.
  5. Passe as rodelas de aboborinha pela mistura de pão e queijo ralados e coloque-as na bandeja de forno.
  6. Leve ao forno durante 15-20 minutos (200 ºC) até que as chips estejam douradas e crocantes. Retire do forno e sirva.

 

  • SMOOTHIE DE BANANA

Ingredientes:

  • 1 banana, 1 iogurte de baunilha sem açúcar, 30 g de nozes da Califórnia picadas e 2 colheres de chá de mel.

Passos para a preparação:

  1. Bata todos os ingredientes. Se quiser que a mistura esteja gelada, coloque a banana às rodelas em película transparente no congelador pelo menos duas horas antes.

 

  • COOKIES COM LACASITOS

Preparação: 15 minutos

No forno: 30 minutos

Ingredientes para 30 unidades:

  • 130 g de manteiga, 1 ovo, 200 g de açúcar castanho, 200 g de farinha para bolos, 1 colher de chá de levedura, ¼ de colher de chá de sal e 100 g de Lacasitos.

Passos para a preparação:

  1. Pré-aqueça o forno a 180 ºC. Forre duas bandejas de forno com papel de ir ao forno.
  2. Numa taça, coloque a manteiga, o ovo e o açúcar. Misture no liquidificador.
  3. Adicione a levedura, o sal e a farinha. Bata tudo.
  4. Incorpore os Lacasitos e misture-os bem com a espátula para os introduzir na massa. Com uma colher de sobremesa, recolha porções do tamanho de uma noz e coloque-as na bandeja preparada.
  5. Levar ao forno em duas vezes de aproximadamente 15 minutos cada, a 180 ºC. Deixe esfriar e sirva.

Cuidar-se de si por dentro nunca foi tão agradável! Lembre-se de que, a comer de forma saudável, a dormir as horas necessárias e a fazer atividade física programada, ganha anos de vida. Treine a felicidade com o GO fit!

Publicado por:
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