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Medo dos hidratos de carbono? Nunca!

Os hidratos de carbono devem ser básicos na sua alimentação. Descubra as suas propriedades.

  • 22
  • JAN

Os hidratos de carbono são muito necessários para o seu organismo

Não tenha medo deles, descubra-os.

Nos últimos anos, os hidratos de carbono foram associados ao aumento de peso. Por causa disto, surgiu a chamada “carbofobia noturna” que nos impede de consumir hidratos de carbono à noite até ao extremo de os eliminar da alimentação.

Antes de os evitar, deveria saber o que são, onde estão e para que servem. Por isso, a nossa equipa de nutrição conta-lhe mais sobre eles e os benefícios que têm para a sua saúde.

Os hidratos de carbono são nutrientes que dão energia ao seu corpo. Nem todos os hidratos de carbono são semelhantes nem atuam da mesma forma. Os hidratos que beneficiam o seu corpo estão em legumes, verduras, frutas e cereais, e não em pastelaria industrial, que são os que afetam negativamente a sua saúde.

Os hidratos de carbono complexos são os melhores devido ao facto de terem um baixo índice glicémico. Isto quer dizer que a glicose não sobe no sangue e não se transformam rapidamente em gordura, oferecendo-nos, assim, fibra, minerais e vitaminas. Estes hidratos de carbono encontram-se em legumes, verduras e cereais integrais como cevada, trigo sarraceno e quinoa.

O problema não é consumi-los, mas sim a quantidade que se come. Cada pessoa tem que comer a sua ração em função do gasto metabólico que tiver, assim como do exercício físico que realizar. Como sempre, o segredo está em equilibrar a sua comida com proteínas, gorduras saudáveis e hidratos de carbono.

Por exemplo, se gostar de pão, pode consumi-lo integral, mas tem que se assegurar de que é 100% feito com farinha integral e sem açúcares adicionados. A fibra que este pão contém reduz a absorção do açúcar, mantém-no saciado e ajuda-o em caso de obstipação.

No entanto, os hidratos de carbono maus também são hidratos de carbono vazios que provêm de alimentos ultra-processados e processados que não trazem nenhum benefício ao seu corpo. São elaborados com farinha refinada, açúcar em vários formatos, óleo de palma e longas listas de ingredientes.

 

Para melhorar a sua alimentação e consumir hidratos de carbono benéficos, é preciso fazer pequenas mudanças.

  • Mude para o arroz integral ou de tipo “basmati” pois a carga glicémica é mais baixa.
  • Consuma a massa “al dente”.
  • Misture alimentos. Por exemplo, o arroz branco tem um IG médio-alto, mas se o combinar com outro cereal de IG baixo, reduz o IG da comida. Adicione lentilhas ao arroz, salmão com cuscus, etc.

 

Se gosta de experimentar novos alimentos, recomendamos:

  • O Freekeh. Este novo cereal é um trigo que se torra, tem mais proteína e fibra do que o arroz ou a quinoa, além de lhe dar minerais e quase zero gordura. Se for celíaco, cuidado, tem glúten.
  • A Chirivia. É um hidrato de carbono completo que pode utilizar em guisados, caldos e misturado com legumes ou purés. O seu aspeto é semelhante a uma cenoura branca muito rica em potássio, entre outros minerais, o que faz com que tenha um grande poder diurético.
  • Konjac. Mais conhecido como massa sem hidratos de carbono. É uma raiz muito utilizada na cozinha tradicional japonesa que lhe dá a sensação de saciedade, evita a obstipação, contém fibras solúveis, entre outros. Pode encontrá-lo em formato de fidéus shirataki, tagliatelle ou de arroz.

 

O conhecimento na cozinha dá-lhe o poder para viver mais e melhor! No GO fit, ajudamo-lo!

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