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Ponha-se em forma depois das festas

Orientações da nossa equipa técnica para retomar o hábito desportivo.

  • 10
  • JAN

Retome o ritmo depois das festas

Quer recuperar os hábitos saudáveis depois do Natal? Explicamos-lhe como.

O Natal costuma ser acompanhado de uma alteração na nossa vida diária que incide especialmente no nosso treino, alimentação e descanso. Depois desta desordem, é normal que nos custe arrancar novamente com a rotina. Não se desanime! Há de recuperar a forma num abrir e fechar de olhos se planear e organizar o seu dia a dia. Preste atenção a estas orientações da nossa equipa técnica:

 

  1. Avalie bem os seus objetivos

Janeiro é o mês das resoluções e dos grandes desafios a nível pessoal: melhorar a minha condição física, baixar os níveis de gordura corporal, aumentar a massa muscular, melhorar as patologias e a saúde em geral, preparar provas e competições em diferentes desportos, a prova física de ingresso em entidades públicas e assim por diante.

No entanto, o habitual é abandonarmos todos estes projetos se não lhes dermos o enfoque adequado. No GO fit, recomendamos que estabeleça objetivos realistas e que inicie sempre o seu treino aconselhado por um treinador qualificado que planeie a consecução dos mesmos e faça uma avaliação prévia da sua condição física.

Além disso, é fundamental que evite a tentação das chamadas “dietas milagrosas” ou as rotinas de treino super exigentes que nos ajudam a alcançar o que queremos em tempo recorde, mas que podem afetar a nossa saúde muito negativamente.

 

  1. O treino: pessoal (profissional) e intransmissível

É habitual cairmos no erro de escolher o treino de um amigo, o mesmo que podíamos fazer há uns anos atrás, o treino que encontrámos na Internet ou, simplesmente, no erro de experimentar uma espécie de autotreino sem aconselhamento especializado.

A nossa rotina desportiva, para que seja adequada, deve adaptar-se à nossa condição física, objetivo, estado de saúde, experiência desportiva e a uma série de variáveis.

Para o regresso aos treinos, o ideal é começar por uma combinação de trabalho de força e trabalho cardiovascular dentro das suas possibilidades. Para baixar o índice de gordura corporal, evite os treinos exclusivamente baseados no cardio: as “atividades de força” ajudam-nos a melhorar o nosso tónus muscular, a aumentar o nosso metabolismo e a conseguir o nosso objetivo de uma forma saudável.

 

  1. Planeie

A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda realizar pelo menos 150 minutos de atividade física programada por semana.

Comece por repartir as sessões por 3 dias por semana, com a possibilidade de aumentá-las até 5-6 sessões de um máximo de 60 a 90 minutos de duração por treino.

É fundamental combinar dias de maior intensidade com outros de atividade menos intensa, quer o seu treino se realize numa Sala de Fitness, em Atividades Orientadas ou na Zona de Água.

No GO fit, contamos com o método de treino exclusivo ADAPTIV, graças ao qual poderá realizar a sua atividade ao nível que mais se ajuste à sua condição física: BASIC, ACTIVE, SPORT ou EXTREME. A progressão pelos diversos níveis pressupõe o aumento gradual da dificuldade técnica, da duração do treino e da carga do mesmo.

 

  1. O seu objetivo: ser mais feliz

A atividade física programada tem muitos benefícios, não só físicos como também psicológicos, já que está diretamente relacionada com a libertação de endorfinas no nosso organismo. Conhecidas como as “hormonas da felicidade”, as endorfinas são as responsáveis pela sensação de bem-estar, relaxamento e felicidade que sentimos após a nossa sessão de treino.

Portanto, manter o hábito desportivo ajuda-nos a retomar a nossa rotina diária com ânimo e de uma forma mais suportável.

E você? Treina para ser feliz? Vamos conseguí-lo juntos! Bem-vindo ao GO fit.

 

 

 

 

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