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Sobremesas natalícias... e muito saudáveis

Surpreenda os seus convidados com estas sobremesas.

  • 13
  • DEZ

Não perca estas deliciosas sobremesas natalícias!

Brownies, tartes e pudins saudáveis para dar um toque doce às suas Festas.

Uma sobremesa não tem que ser sinónimo de açúcar e gorduras. O segredo para que as suas receitas sejam saudáveis está em usar uma boa base. Por exemplo: os ovos dão-nos proteínas, a manteiga natural fortalece os seus ossos por causa da vitamina D e a banana evitará que tenha cãibras depois do seu treino graças ao seu alto teor em potássio.

Também pode trocar o leite por cacau em pó rico em magnésio, e nozes que lhe darão energia extra para que tenha um ótimo rendimento quando treinar.

 

BROWNIE COM NOZES

Ingredientes:

  • 200 g de farinha com levedura; 50 g de cacau; 1 colherzinha de bicarbonato de sódio; 2 bananas em puré; 1 copo de leite magro; 3 ovos mexidos; 60 g de manteiga; 50 g de mirtilos ou amoras; óleo para untar.

Para mais energia, acrescente:

  • 65 g de nozes, pistachos e sementes de abóbora.

 

Preparação:

  1. Unte a base da forma com o óleo e cubra as bordas com papel vegetal.
  2. Misture o cacau e o bicarbonato de sódio numa tigela grande. Junte as nozes trituradas e as sementes de abóbora, depois, forme uma massa no centro do recipiente.
  3. Derreta a manteiga num tacho, tire-a do lume e verta-a para o leite. Junte os ovos, os mirtilos ou as amoras e as bananas. Continue a misturar.
  4. Verta a massa para dentro de um recipiente e deixe que todos os sabores se misturem até formar uma pasta grossa.
  5. Coloque a mistura em formas e leve ao forno a 200° C durante trinta minutos.
  6. Sirva e desfrute.

 

TARTES DE CANELA COM RECHEIO DE MAÇÃ

Estes bolinhos são ideais pois têm um baixo índice glicémico.

 

Ingredientes para 4 porções:

  • 75 g de farinha branca; 25 g de farinha de arroz; 3 colheres de óleo de sésamo ou de amêndoas; ½ colherzinha de canela em pó; 1 laranja; 25 g de avelãs torradas sem casca; 2 maçãs tipo Golden amarelas; 2 colherzinhas de compota de morango sem açúcar; 2 colheres de manteiga.

 

Confeção:

  1. Misture as farinhas e junte o óleo, uma pitada de sal, canela em pó e a água necessária para obter uma massa suave e homogénea.
  2. Estenda a massa numa camada fina e enfarinhada. Obtenha bases de 10-12 cm de diâmetro e ponha-as em formas de papel de alumínio untadas com manteiga e enfarinhadas.
  3. Faça furos na massa com um garfo e leve ao forno a 190° C durante 10-12 minutos.
  4. Rale aproximadamente uma colher de casca de laranja e pique as avelãs.
  5. Descasque as maçãs, corte-as em fatias e cozinhe-as com a compota durante uns 15 minutos até ficarem tenras. Tempere-as com as raspas de casca de laranja.
  6. Recheie as bases frias com a mistura de maçã também fria. Pulverize as avelãs picadas por cima e ponha-as em quatro pratinhos.
  7. Decore com gomos de laranja.

 

PUDIM DE CLARAS COM CANELA

Ingredientes:

  • 6-8 claras de ovo; 3 colheres de café (preparado com água) ou 2 colheres de cacau puro magro; aroma de baunilha; estévia ou adoçante a gosto; canela.

 

Confeção:

  1.  Numa tigela de vidro, pomos todos os ingredientes menos a canela.
  2.  Batemos até sair um pouco de espuma.
  3.  Metemos no microondas durante 4 ou 5 minutos à potência máxima.
  4.  Tiramos e deitamos para um prato e pomos canela por cima.

 

Para desfrutar do Natal, lembre-se que o segredo está no equilíbrio. Faça desporto e tenha cuidado com o que come. Feliz Natal!

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