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Não deixe que o frio o pare!

Sopas e cremes com alimentos da estação. Deliciosos!

  • 19
  • OUT

Bem-vindo, outono!

Sopas e cremes da estação para enfrentar o frio.

No outono, com a chegada do frio, o nosso organismo começa a pedir-nos alimentos mais energéticos e caloríficos. As sopas e os cremes têm um baixo teor calórico, muitos nutrientes e têm a água como ingrediente principal, pelo que contribuem para se manter hidratado.

Com estes alimentos da estação, crie saborosos cremes e sopas: o seu corpo aquecerá e ajudá-lo-á a relaxar. Mãos à obra e… bom proveito!

 

AS CASTANHAS

As castanhas contêm hidratos de carbono complexos de assimilação lenta que lhe proporcionam energia para o seu corpo e um correto funcionamento do cérebro.

Contêm ainda vitaminas como a A, C, B3, B9 e B6. Esta última aumenta o efeito sedativo, aliviando a insónia. Além disso, são ricas em potássio, fósforo, cálcio e magnésio.

Antes de as cozinhar, tem que lhes fazer um corte em largura de um lado para evitar que rebentem.

 

*CREME DE CASTANHAS

Ingredientes:

  • 600 g de castanhas; 500 ml de caldo de legumes; 1 alho-porro; ½ cebola; 1 copo de creme de arroz; 2 colheres de azeite; sal e pimenta a gosto

Confeção:

  1. Cozer as castanhas durante 20 minutos numa panela com água.
  2. Lavar o alho-porro e a cebola, cortar em rodelas muito finas. Deitar para uma frigideira com um pouco de óleo para cozinhar muito lentamente.
  3. Tirar as castanhas e pelar com cuidado para não nos queimarmos.
  4. Cortar em pedaços e acrescentá-las à frigideira com o alho-porro e a cebola. Misturar tudo bem.
  5. Acrescentar o caldo e deixar cozer durante 20 minutos.
  6. Triturar a mistura com uma batedora e juntar o creme de arroz. Retificar de sal.

 

OS COGUMELOS

Os cogumelos são o produto outonal por excelência. Têm um baixo nível calórico pelo seu grande teor em água. Oferecem vitaminas do grupo B e minerais como o fósforo, o iodo e o potássio. Além de ergosterol, substância que se encontra nos tecidos vegetais e que se transforma em vitamina D.

 

*CREME DE COGUMELOS

Ingredientes para duas pessoas:

  • 200 g de cogumelos; 300 ml de caldo de legumes; 1 batata; 2 dentes de alho; 60 ml de leite (vaca ou soja); 2 colheres de azeite; sal e pimenta a gosto

Confeção:

1. Lavar e cortar os cogumelos, o alho-porro, a batata em pedaços regulares e os dentes de alho pelados.

2. Saltear os legumes brevemente num tacho com azeite. Cobrir com o caldo e cozer em lume médio durante 20 minutos.

3. Triturar, colar o creme e acrescentar o leite. Temperar com sal e pimenta e servir.

 

A ABÓBORA

A abóbora tem propriedades laxantes e diuréticas, além de vitamina A, vitamina C, ácido fólico e potássio. Juntamente com o popular creme de abóbora, é um bom costume beber um copo de sumo de abóbora em jejum em caso de obstipação.

 

*SOPA DE ABÓBORA E CARIL

Ingredientes para 6 pessoas:

  • 2 cebolas picadas; 5 taças de caldo; 1 taça de leite de coco/aveia; 2 taças de abóbora cortada em cubos; ½ taça de nozes picadas; 1 colher de azeite; 1 dente de alho sem a parte central; 1 colher de gengibre ralado; 1 colherzinha de caril; 2 colherinhas de salsa picada; sal e pimenta a gosto.

Confeção:

  1. Pôr numa frigideira em lume brando o óleo, a cebola, o gengibre e o alho. Fritar até que a cebola fique transparente.
  2. Juntar a abóbora, o leite, sal e cozinhar até que a abóbora fique terna.
  3. Numa frigideira à parte, dourar o caril e juntá-lo à sopa.
  4. Servir com salsa e nozes.

 

Consumir os alimentos da estação garante-lhe que o produto conserva e mantém as suas propriedades nutricionais intactas, assim como o nível de frescura. Cuide da sua alimentação, do seu corpo e da sua mente com o GO fit!

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