Aceda à área de sócios

Não se preocupe com a ementa da Consoada

Consoada na cozinha? Experimente esta ementa e desfaça-se dos arrependimentos.

  • 21
  • DEZ

Não se preocupe com a ementa da Consoada

Tome nota destas deliciosas receitas para uma noite muito especial

Escolher a ementa da Consoada? Um horror! Se for uma das pessoas que vai passar a noite de 24 na cozinha, fique tranquilo. A nossa equipa de nutrição vem salvá-lo com uma proposta deliciosa e com a qual vai evitar os arrependimentos no dia seguinte. Mãos à obra e bom proveito!

 

ENTRADAS

  • MOUSSE DE SALMÃO

Ingredientes (para 4 porções):

  • 2 postas de salmão fresco, 1 lata de leite evaporado, 2 colheres de sopa de molho de tomate, 3 ovos, migas de pão, sal, pimenta preta, manteiga e molho cocktail.

Passos para a preparação:

  1. Dourar o salmão com a manteiga derretida. Retirar e escorrer bem. Desfazê-lo numa tigela e adicionar todos os outros ingredientes com as migas de pão embebidas num pouco de leite. Bater tudo muito bem. Temperar com sal e pimenta.
  2. Untar uma forma para ir ao forno. Verter a mistura na forma e cozer em forno quente durante cerca de 15 minutos. Servir acompanhado de molho cocktail.

 

  • TOSTA DE QUEIJO COM PICKLES

Ingredientes (para 2 porções):

  • Queijo creme a gosto, 2 pepinos em vinagre, 2 azeitonas pretas, 2 rodelas de pimento-jalapenho em vinagre e 2 fatias de pão torrado.

Passos para a preparação:

  1. Untar cada fatia de pão com uma colher de sopa do queijo escolhido.
  2. Triturar os pepinos em pedaços pequenos e polvilhá-los sobre o queijo. Fazer o mesmo com as azeitonas, uma para cada tosta.
  3. Colocar uma fatia de pimento-jalapenho no centro de cada uma das tostas e servir de imediato.

 

PRIMEIRO PRATO

 

  • CREME DE CASTANHAS COM COGUMELOS 

Ingredientes para o creme (para 5 pessoas):

  • 600 g de castanhas assadas ou um frasco de castanhas em conserva, 1 batata pequena, 1 litro de caldo de galinha, 1 alho francês, 100 ml de moscatel, 200 ml de leite evaporado, sal e pimenta preta.

Ingredientes para os cogumelos (para 5 pessoas):

  • 50 g de cogumelos boletus, 100 g de presunto ibérico aos cubos e 2 colheres de sopa de azeite.

Passos para a preparação:

  1. Preparar o creme: fazer um corte lateral nas castanhas, colocar numa bandeja de ir ao forno e assar durante 15 minutos. Retirá-las do forno e, quando for possível pegar nelas, descascá-las (se utilizar castanhas em conserva, só tem de abrir o frasco).
  2. Triturar o alho francês e a batata e refogar em lume brando numa caçarola com uma colher de sopa de azeite, durante cerca de 15 minutos, mexendo de vez em quando. Adicionar as castanhas à batata e ao alho francês, mexer e deixar cozer durante um minuto, adicionar os temperos e o vinho (deixar que este se evapore).
  3. Cobrir com o caldo e o leite, deixar ferver até que tudo esteja ao ponto, com os ingredientes tenros e o caldo reduzido. Triturar e passar pelo coador. Reservar.
  4. Numa frigideira com uma colher de sopa de azeite, adicionar o presunto e dourá-lo; incorporar os cogumelos e saltear durante um minuto. Reservar.
  5. Servir o creme com os cogumelos em cima.

Ler a segunda parte da Ementa Saudável da Consoada >

Publicado por:
  • Nutrição
Relacionadas

Error