Aceda à área de sócios

Receitas de Halloween com abóbora

Descubra deliciosas receitas com as quais pode tirar partido do alimento estrela do mês de outubro.

  • 25
  • OUT

Este Halloween cozinhe com abóbora

Não perca os benefícios deste alimento tão versátil quanto saudável e aproveite o momento pondo em prática estas fantásticas receitas. Bom apetite!

A abóbora é um alimento com grande uma variedade de propriedades benéficas para o nosso organismo. Para começar, fornece-nos betacarotenos, que posteriormente transformamos em vitamina A. Além disso, contém as vitaminas E, B e C e ajuda-nos com eventuais desconfortos abdominais graças ao seu efeito diurético e laxante.

 

Mas não é só o fruto que contribui para o nosso bem-estar. As suas sementes são ricas em ferro, fósforo, potássio, magnésio e zinco.

 

Entre os seus múltiplos benefícios, cabe destacar algumas curiosidades:

- Cozida, a abóbora combate a insónia eficazmente.

- Um copo de sumo de abóbora em jejum pela manhã ajuda contra a prisão de ventre.

- As sementes de abóbora são recomendadas para o tratamento de transtornos urinários e da próstata.

- Ajuda a prevenir o cancro da pele e cuida da pele.

 

  • CREME DE ABÓBORA COM GENGIBRE E NOZES DE MACADÂMIA

Ingredientes para 4 pessoas:

  • 1 kg de abóbora descascada, 4 colheres de sopa de manteiga sem sal, 1 litro de caldo de legumes, 2 cm de gengibre fresco descascado, 80 g de nozes de macadâmia moídas, sal, cebolinho para adornar e coentro em pó.

 

Passos para a preparação:

  1. Numa panela, derreter a manteiga sem deixar dourar e saltear ligeiramente a abóbora cortada em pequenos cubos.
  2. Cobrir com o caldo e deixá-lo ferver durante 18 minutos. Perfumar com gengibre ralado e apagar o lume.
  3. Passar pela peneira chinesa para que fique muito fina e separar um par de colheres de sopa às quais se vão adicionar as nozes de macadâmia moídas.
  4. Juntar à sopa e dar outra fervura para engrossar ligeiramente. Polvilhar com coentro moído. Servir a sopa decorada com cebolinho fresco e uns cubinhos de pão torrado.

 

  • FARFALLE COM ABÓBORA E NOZES

Ingredientes para 6 pessoas:

  • 1 abóbora descascada e cortada aos cubos, 6 colheres de sopa de azeite virgem extra, sal, pimenta preta, ¾ de tigela de nozes, 2 tigelas de caldo de legumes, 4 colheres de sopa de vinagre balsâmico branco, 1 dente de alho picado, 450 g de farfalle em massa seca, 12 folhas de sálvia finamente cortadas, ¼ de tigela de salsa fresca e ¾ de tigela de queijo ralado.

 

Passos para a preparação:

  1. Pré-aquecer o forno a 200º. Misturar a abóbora com duas colheres de sopa de azeite, sal e pimenta e cozer no forno, durante cerca de 20 minutos, até ficar tenra.
  2. Quando a abóbora começar a assar, reduzir a temperatura do forno para 180º. Noutra travessa, colocar as nozes entre 5-10 minutos até ficarem tostadas. Retirá-las do forno, deixá-las arrefecer e triturá-las.
  3. Entretanto, ferver o caldo de legumes durante 10 minutos. Quando ficar reduzido a meia tigela, juntar o resto do azeite, vinagre, alho, sal e pimenta.
  4. Pôr água a ferver e juntar o farfalle. Cozer até ficar al dente, durante cerca de 10-12 minutos.
  5. Escorrer a massa e misturá-la com a abóbora, as nozes e o caldo. Adicionar a sálvia, a salsa e o queijo. Misturar bem e servir.

 

  • ABÓBORAS RECHEADAS

Ingredientes para 4 pessoas:

  • 2 abóboras médias, 2 cebolas grandes, 2 tigelas de cuscus cozido, 100 g de cogumelos laminados, sal marinho e gengibre moído.

 

Passos para a preparação:

  1. Lavar muito bem as abóboras. Cortá-las ao comprido. Retirar as sementes e a parte da polpa.
  2. Numa frigideira, refogar as cebolas bem picadas, juntamente com os cogumelos laminados e um pouco de polpa de abóbora que já teremos ralado.
  3. Quando tudo estiver bem frito, juntar o cuscus, temperar com sal e gengibre e mexer tudo.
  4. Com este preparado, rechear as 4 metades de abóbora.
  5. Numa travessa de ir ao forno, colocar as abóboras e cozê-las em lume brando até a abóbora ficar cozida.

 

 

  • TARTE DE ABÓBORA

Ingredientes para 8 pessoas:

  • Para a massa: 1½ tigela de farinha de trigo,  ½ tigela de margarina vegetal, ½ colher de chá de levedura em pó, ½ colher de chá de sal e pimenta e 1/3 de tigela de leite de soja.
  • Para o recheio: 1 kg de abóbora, ½ tigela de açúcar castanho de cana e 1 pau de canela.

 

Passos para a preparação:

  1. Lavar a abóbora, cortá-la aos pedaços e retirar a casca. Introduzi-la numa panela com o pau de canela, cobrir com água e juntar o açúcar. Colocar em lume forte e, quando começar a ferver, baixar para lume médio, tapar e deixar cozer durante uma hora. Vigiar para não deixar que a água se evapore toda e assim evitar que a abóbora se queime.
  2. Uma vez desfeita a abóbora, continuar ao lume até o excesso de água se evaporar por completo e ficar um puré bastante espesso. Retirar o pau de canela e deixar arrefecer.
  3. Para preparar a base, misturar a farinha, a levedura e o sal num recipiente grande.
  4. Adicionar a margarina e o leite de soja.
  5. Começar a trabalhar a massa com as mãos até que fique macia e manejável.
  6. Polvilhar um pouco de farinha sobre uma superfície plana e estender a massa com um rolo até ao tamanho da forma, de modo a cobrir tanto o fundo como os lados da forma. A massa deve ficar bem grossa para que não se parta, visto que o recheio é húmido.
  7. Untar a forma com um pouco de margarina vegetal. Colocar a massa na forma e pressionar um pouco com os dedos. Em seguida, deite o recheio, que deve estar morno.
  8. Cozer no forno a 175º durante 45 minutos.

 

No GO fit, gostamos de cuidar de si, por dentro e por fora, para que viva mais e melhor.

Publicado por:
  • Abóbora
  • Halloween

Error