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Saia do comum

Alimentos e receitas que o irão introduzir nas novas tendências culinárias.

  • 8
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Deliciosas receitas com super alimentos que o farão cair na tentação.

Cansado das opções de sempre? Deseja experimentar novas receitas? A nossa equipa de nutrição propõe-lhe estas novas receitas super saudáveis com as que desejará passar mais tempo na cozinha.

Conheça os benefícios do trigo sarraceno, da quinoa, dos cogumelos shiitake e do painço. Vai adorar!

 

SALADA DE TRIGO SARRACENO

O trigo sarraceno é rico em antioxidantes e magnésio. Além disso, é uma fonte natural de ómega 3 e ómega 6 e não contém glúten.

 

Ingredientes para a salada (2 pessoas):

  • 150 g de trigo sarraceno; 2 cenouras; 2 tomates; ½ cebola; 1 ramo de salsa; 50 g de milho doce; 50 g de feijão verde cozido.

 

Ingredientes para o tempero:

  • 1 pitada de sal e pimenta; 1 colher de chá de mostarda; 1 colher de chá de vinagre balsâmico; 1 colher de sopa de sumo de lima; 2 colheres de chá de azeite.

 

Preparação:

  1. Cozer o trigo em água a ferver durante 15 minutos. Escorrer e deixar arrefecer.
  2. Picar miudinho todas as verduras o mais pequeno possível.
  3. Colocar numa tigela junto com o trigo. Acrescentar a salsa picada.
  4. Para o tempero, misturar todos os ingredientes numa chávena e bater ligeiramente com um garfo até mistura engrossar ligeiramente.
  5. Deitar na salada e misturar.

 

 

PAELHA DE TRIGO SARRACENO COM COGUMELOS SHIITAKE

Apresentamos-lhe os cogumelos shiitake, reconhecidos como alimentos nutracêuticos devido às suas propriedades anticancerígenas e fortalecimento do sistema imunitário. Esta receita é uma fonte proteica, não contém glúten e é ideal para veganos.

 

Ingredientes:

  • 1 chávena de trigo sarraceno; 2 ou 3 cebolas vermelhas; 1 punhado de cogumelos shiitake ecológicos; 1 pitada de sal cor de rosa dos Himalaias; 1 pitada de colorau; 1 fio de azeite virgem extra.

 

Elaboração:

  1. Lavar o trigo sarraceno.
  2. Cozer o trigo sarraceno  em lume brando durante 20 minutos. As proporções para cozinhar trigo sarraceno são de 1 chávena de trigo sarraceno para cada 2 chávenas de água.
  3. Cortar a cebola em juliana.
  4. Refogar numa frigideira com um fio de azeite.
  5. Quando a cebola começar a alourar, acrescentar os cogumelos shiitake e mexer durante dois minutos.
  6. Acrescentar o trigo cozido à frigideira e misturar com as hortaliças.
  7. Temperar a gosto com colorau e sal.

 

SALADA DE QUINOA AO CARIL COM UVAS E NOZES

A quinoa destaca pela sua elevada contribuição proteica, contém ferro, cálcio, potássio, fósforo, fibra e vitamina E. É um alimento energético recomendável para todas as idades. Não contém glúten pelo que pode ser consumida pelos celíacos.

 

Ingredientes para o tempero:

  • ¼ de chávena de vinagre balsâmico; 1 colher de chá de caril em pó; 1 colher de chá de xarope de bordo; 1 colher de sopa de mostarda; ½ colher de sopa de alho em pó; ½ colher de chá de sal.

 

Ingredientes para a salada (6 pessoas):

  • 1 chávena de quinoa; 2 chávenas de água; 1 chávena de aipo em cubos; ¾ de chávena de uvas sem grainha cortadas pela metade; ½ chávena de rabanetes em cubos; ½ chávena de nozes picadas; ¼ de cebolas em rodelas.

 

Elaboração:

  1. Para o tempero, misturar todos os ingredientes num recipiente.
  2. Para a salada, ferver a quinoa, diminuir o lume e cozinhar 15 minutos mais. Colocar à parte.
  3. Numa tigela combinar a quinoa, o aipo, as uvas, os rabanetes, as nozes e as cebolas.
  4. Deitar o tempero e misturar.

 

BURGUER DE PAINÇO E SOJA

O painço é rico em proteínas vegetais, vitaminas, e lecitina. O seu índice glucémico é alto pelo que se recomenda tomar com verduras. Fortalece as unhas, a pele, o cabelo e o sistema nervoso, combate o cansaço e a astenia e, além disso não contém glúten. Não obstante, não convém abusar do painço porque dificulta a absorção do iodo.

 

Ingredientes para 15 unidades:

  • 300 g de painço; 4 beterrabas pequenas ou duas grandes cozidas; 1 punhado de salsa; 300 g de soja texturizada já hidratada; 50 g de nozes picadas; colorau; sal.

 

Elaboração:

  1. Põe-se  o painço a ferver em dois litros de água até amolecer. Deixa-se arrefecer.
  2. Rala-se a beterraba e pica-se a salsa.
  3. Misturar todos os ingredientes e moldar os hambúrgueres.

 

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