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Sete alimentos-chave para mimar o seu coração

Chá, alho, nozes, arandos, legumes, abacate e aveia. Ensinamos-lhe a cuidar do seu coração com uma alimentação equilibrada.

  • 20
  • SET

Aprenda a cuidar do seu coração através da alimentação

No GO fit, propomos-lhe que inclua estas receitas na sua dieta semanal. O seu coração vai notar!

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo ocidental. Uma dieta equilibrada, aliada à prática de exercício físico regular e hábitos de vida saudáveis, contribui para melhorar a nossa saúde cardiovascular. A equipa de nutrição do GO fit concebeu este plano semanal para que possa ter um CORAÇÃO 10.

 

SEGUNDA-FEIRA: Acrescente CHÁ VERDE MATCHA à sua dieta

O chá matcha é uma variante de chá japonês. Tornou-se um grande ingrediente na cozinha, sobretudo na pastelaria. Tomar regularmente este chá moído favorece uma boa saúde cardíaca, pois contém uma grande quantidade de antioxidantes, clorofila, vitaminas, flavonoides e teanina. Tem 70 vezes mais antioxidantes do que o sumo de laranja. Contém também um antioxidante chamado atequina, que serve para controlar o colesterol e a diabetes.

Este chá tem múltiplos usos, podendo ser empregue na elaboração de pães doces e salgados, em iogurtes ou como tempero em saladas e sopas, além de poder ser consumido como um chá normal.

  • PÃO DE CHÁ VERDE MATCHA

Ingredientes para 4 pessoas:

  • 2 ovos, meia tigela de leite, 2 colheres de sopa de açúcar mascavado, 1 colher de chá de chá matcha, 8 fatias grossas de pão brioche e 2 colheres de sopa de manteiga.

Passos para a preparação

  1. Misture os ovos, o leite, o açúcar e metade do chá matcha.
  2. Mergulhe as fatias de pão na mistura e frite-as na frigideira a meio lume com manteiga. Devem ficar douradas de ambos os lados.

 

TERÇA-FEIRA: Acrescente ALHO à sua dieta

O alho tem grandes benefícios para o sistema cardiovascular pelo facto de ter um efeito vasodilatador que atua ao nível dos vasos sanguíneos periféricos. Esta circunstância, aliada ao seu efeito antiarteriosclerótico, torna o alho um aliado infalível para o tratamento de perturbações cardiovasculares.

Consumir alho em jejum é muito bom para desintoxicar o organismo. Além disso, se for tomado de forma contínua, a longo prazo, pode prevenir certos tipos de cancro, regular a pressão arterial alta e controlar a diabetes.

 

QUARTA-FEIRA: Acrescente NOZES à sua dieta

Na sua composição, predominam as gorduras polinsaturadas muito saudáveis, ómega 3, ómega 6, grandes quantidades de antioxidantes, vitamina E e minerais como o magnésio, cálcio e boro.

Este tipo de gordura é cardio-saudável, regula o colesterol e fluidifica o sangue, ajudando a prevenir placas de ateromas.

Na cozinha, as nozes podem ser saboreadas sozinhas ou para enriquecer pratos frios e quentes, em receitas doces e salgadas. Para evitar a oxidação das suas gorduras, é preferível comprá-las com casca.

  • PUDIM DE NOZES SEM AÇÚCAR

Ingredientes para 4 pessoas:

  • 1,5 l de leite, 220 g de nozes moídas, 15 g de adoçante, 200 g de pão ralado, 2 colheres de chá de canela, 2 colheres de chá de raspa de limão e ½ colher de chá de raspa de laranja.

Passos para a preparação:

  1. Ferva o leite com a canela, a raspa de limão e a raspa de laranja.
  2. A pouco a pouco, vá acrescentando as nozes moídas e o pão ralado. Quando engrossar, acrescente o adoçante e bata.
  3. Por fim, adorne com nozes tostadas. Este pudim pode ser servido tanto quente como frio.

 

QUINTA-FEIRA: Acrescente ARANDOS à sua dieta

Os arandos contêm substâncias secundárias muito importantes que nos ajudam a proteger as nossas células, gerando efeitos muito positivos no sistema vascular. São especialmente recomendáveis para os diabéticos.

 

SEXTA-FEIRA: Acrescente LEGUMES à sua dieta

São fonte de proteína de muito boa qualidade. O nosso sistema circulatório terá melhorias se os consumirmos duas ou três vezes por semana.

  • PATÉ DE LENTILHAS COM NOZES

Ingredientes para 4 pessoas:

  • 1 tigela de lentilhas secas, ½ tigela de nozes picadas, 2 colheres de chá de mostarda, 1 colher de chá de vinagre de vinho, sal e pimenta preta.

Passos para a preparação:

  1. Lave as lentilhas com água fria e coza-as durante uma hora.
  2. Escorra-as e bata com os restantes ingredientes. Misture até que fique mole. Pode ir acrescentando água para conseguir obter a consistência desejada.

 

SÁBADO: Acrescente ABACATE à sua dieta

Ajude o seu coração com as gorduras saudáveis do abacate. Os seus ácidos gordos insaturados atuam como dissolventes do colesterol e ajudam a limpar as artérias.

  • SOPA DE ABACATE COM MANJERICÃO

Ingredientes para 6 pessoas:

  • 1 tigela de iogurte, 2 abacates, um pimento verde picado, meio pepino, meia tigela de manjericão, duas cebolas roxas, um alho picado, um pimento-jalapenho picado sem sementes, o sumo de meio limão e ½ colher de sopa de azeite.

Passos para a preparação:

  1. Misture e bata todos os ingredientes.
  2. Esfrie durante duas horas e sirva com umas sementes de abóbora e cebolinho em cima.

 

DOMINGO: Acrescente AVEIA à sua dieta

É um cereal com grande valor proteico e energético, rico em hidratos de carbono, vitaminas, minerais e oligoelementos. Recomendado para desportistas e pessoas com colesterol alto, pois contém beta-glucano que nos ajuda a baixar o colesterol e a hipertensão.

Uma tigela de aveia com leite ou iogurte ao pequeno-almoço é uma boa ideia se tiver problemas cardiovasculares.

 

O GO fit indica-lhe os elementos-chave para se sentir bem por dentro e por fora! Lembre-se de que uma alimentação equilibrada, aliada a exercício físico programado, fará com que viva mais e melhor, sendo ma

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