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Dicas para se organizar depois do Natal

Planifique as suas refeições e compense os excessos natalícios.

  • 11
  • JAN

Planifique as suas refeições e compense os excessos natalícios

10 dicas para planear e organizar as suas refeições depois do Natal.

As refeições abundantes, os doces e o álcool fazem com que depois do Natal tenhamos um corpo diferente. Por isso, é necessário limpar o nosso organismo e eliminar os excessos próprios das festas. A nossa equipa de nutrição dá-lhe uns conselhos para o ajudar a organizar as suas refeições e, assim, começar o novo ano com energia.

  1. Organize e limpe a sua cozinha. Seguramente, depois das Festas, a sua despensa ainda estará cheia de doces, bolos, bebidas açucaradas, álcool e snacks. Tem que libertar espaço para a encher de comida saudável. Elimine tudo o que não é saudável - pode dá-los ou guardá-los para alguma ocasião especial. Desta forma, evitará as tentações.​
  2. Utilize substâncias termogénicas. Estas substâncias mobilizam as suas gorduras. Entre elas, encontram-se a pimenta, a canela, o gengibre, o chá verde e o café. Pode adicioná-las em pequenos-almoços e aperitivos. Deixamos-lhe alguns exemplos:
    • Pequeno-almoço: Infusão de chá verde, meia sandwich integral de tortilha de um ovo, laranja.                      
    • Lanche da manhã: Iogurte magro com canela ou sumo de tomate com pimenta.
    • Lanche: Torrada de pão integral com paté vegetal com pimenta.
  3. Prepare pratos de verduras aos pedaços em recheios e guarnições, assim consome mais quantidade de vegetais do que é costume. Aproveite para comer alcachofas pelo menos uma vez por semana. Têm um efeito depurativo e favorecem a digestão das gorduras, eliminando as substâncias que ficam no corpo.
  1. Experimente a aveia. Não só em pequenos-almoços e como algo doce. A sua textura robusta pode ser combinada, por exemplo, com salmão ou misturada com cogumelos e verduras salteados com alho. É muito rica em fibra, pelo que o ajudará a estar mais saciado, ao mesmo tempo que reduz o risco de hipertensão e hipercolesterolemia.
  1. Prepare sumos verdes. Elimine a retenção de líquidos pelo consumo excessivo de álcool ou de refeições copiosas. Por exemplo: junte 1 pepino, limão, 2 rodelas de ananás, ¼ de pimento verde, 4 folhas de kale. Lave-os, triture-os crus e tome em jejum.
  1. Elabore sobremesas saudáveis com ingredientes naturais e carregados de nutrientes. Se for desportista, vai gostar desta sobremesa vegetariana com elevado teor em proteínas:

Ingredientes:

  • 1 tigela de creme de amêndoas; 2 colheres de alga espirulina em pó; ¼ de tigela de passas; ¼ de tigela de amaranto; ¼ de tigela de sementes de linhaça; 1 colher de mel de agave; ¼ de tigela de sementes de girassol.
  • Triture todos os ingredientes, faça bolinhas do tamanho que quer, refrigere e está pronto!
  1. Coma um único prato mas completo às refeições. Por exemplo:
  • Salada com batata cozida, hortaliças, ovo cozido e queijo.
  • Massa com verduras e salmão.
  • Omelete de verduras e ovo salteado com quinoa ou arroz.
  1. Faça um jantar ligeiro e tente incluir o peixe nos seus jantares. Por exemplo:
  • Mexilhões ao vapor com vinagrete de verduras.
  • Truta no forno recheada com verduras em juliana.
  • Papelote de pescada com gambas, alho, salsa e limão.
  • Omelete com tomates cherry com orégãos.
  1. Beba mais água ou infusões. Beber água é a melhor dieta detox que existe. Também pode beber água com gás, sumos de frutas naturais ou de tomate com pimenta.
  1. Coma devagar. O seu cérebro precisa de 20 minutos para saber que comeu o suficiente e sentir-se, assim, saciado.

 

O seu corpo é a casa onde habita, cuide dele com uma boa alimentação para viver mais e melhor!

Publicado por:
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