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Marmitas para todos!

Comer de forma saudável fora de casa é possível. Não acredita? Experimente estas receitas.

  • 12
  • SET

As suas marmitas vão fazer furor no escritório

Hambúrgueres, tortilhas e burritos saudáveis? É possível!

A nossa equipa de nutrição criou estes deliciosos pratos para que comer com marmita se torne um prazer. Mime-se com estes hambúrgueres, tortilhas, burritos e sushi fáceis de preparar e saudáveis. Mãos à obra e… bom proveito!

 

HAMBÚRGUER DE QUINOA

Receita especialmente indicada para ovolactovegetarianos, um tipo de dieta vegetariana que inclui lácteos e ovos.

A quinoa é um cereal que contém todos os aminoácidos necessários para ser uma proteína completa. Controla os níveis de açúcar, oferece maior sensação de saciedade, ajuda na queima de gorduras e fortalece a musculatura e os tecidos.

 

Ingredientes para duas pessoas:

  • 250 g de quinoa; 2 ovos; 1 gema; 100 g de queijo ralado; 1 cebola; 1 cenoura ralada; 2 colheres de salsa picada fresca; pão ralado; pimenta e sal a gosto

 

Preparação:

  1. Enxaguar bem a quinoa e cozinhá-la com o dobro da água e um pouco de sal durante 30 minutos.
  2. Pôr uma frigideira ao lume com uma colher de azeite e fritar a cebola picada e a cenoura ralada. Quando estiver frio, juntar a quinoa à salsa picada, à gema, aos ovos, ao sal, à pimenta e ao queijo ralado. Misturar bem e dar forma de hambúrgueres.
  3. Passar por pão ralado e cozinhar na grelha ou no forno (15 minutos) com um pouco de óleo.

 

TORTILHA DE BATATA SEM OVO

Para os vegans, temos esta saborosa receita de tortilha de batatas sem ovos. Os vegans não consomem alimentos derivados de animais, têm uma dieta de origem vegetal. A batata é uma das principais fontes de energia dentro da família dos tubérculos. Além disso, é rica em potássio, ferro, vitamina C e vitamina B, e contribui para diminuir a hipertensão arterial.

 

Ingredientes para 4 pessoas:

  • 500 g de batata; ½ beringela; ½ curgete; 1 copo de água; 150 g de farinha de grão; azeite, sal e pimenta ou gengibre a gosto

 

Preparação:

  1. Pelar, lavar e cortar aos pedaços a curgete e a beringela. Aquecer o óleo e fritar, primeiro as batatas e, passados 3-5 minutos, a curgete e a beringela.
  2. Quando estiver pronto, pôr papel absorvente e deixar o óleo escorrer. Acrescente o sal e a pimenta.
  3. Bater a água e a farinha. Misturar com as batatas, as beringelas e a curgete.
  4. Pôr a frigideira a aquecer com uma colher de óleo e acrescentar a mistura.
  5. Cozinhar em lume brando, 5 ou 7 minutos, de cada lado até ficar dourada. Pronta a comer!

 

BURRITOS MEXICANOS

Não perca estes deliciosos burritos mexicanos de vegetais com feijões.

 

Ingredientes para 4 burritos:

  • 12 tortilhas de milho; 200 g de feijões vermelhos previamente cozidos; 2 tomates pelados e picados; 1 cebola grande bem picada; 1 pimento vermelho pequeno em pedaços; 1 dente de alho picado muito fino; 4 jalapenhos; 2 colheres de azeite; 4 colheres de tofu ralado; pimenta e cominho a gosto

 

Preparação:

  1. Fritamos a cebola e o pimento e, quando estiverem quase feitos, acrescentamos o alho picado.
  2. Quando o alho estiver bem dourado, sem chegar a queimar, juntamos o tomate bem triturado, o cominho e o sal.
  3. Quando o tomate tiver perdido toda a água, acrescentamos os feijões. Retirar alguns minutos e deixamos repousar mais alguns minutos.
  4. Enchem-se as tortilhas e acrescenta-se o jalapenho ou o tofu a gosto, mete-se os lados para dentro.

 

SUSHI MACROBIÓTICO DE QUINOA

A dieta macrobiótica baseia-se no equilíbrio e divide os alimentos segundo o Yin e o Yang. Esta dieta não é vegetariana, pois permite o consumo de todos os grupos de alimentos desde que seja um consumo consciente e equilibrado.

 

Ingredientes para 2 pessoas:

  • 1 tigela de quinoa; 3 abacates; 3 cenouras; 4 folhas de alga nori; 1 colher de azeite

 

Preparação:

  1. Cozinhar a quinoa num tacho, com 2 tigelas de água. Quando começar a ferver, baixar para lume brando, tapar e cozinhar durante 15 minutos.
  2. Numa tábua de cortar, pôr uma folha de nori e espalhar 3 colheres de quinoa.
  3. Juntar o abacate picado e a cenoura pelada e ralada muito fina. Envolver o sushi com cuidado para não sair nenhum ingrediente.
  4. Laminar um abacate e cobrir o rolo sobrepondo umas lâminas por cima das outras.
  5. Repetir até esgotar os ingredientes.

 

Lembre-se que uma boa alimentação é o pilar de uma vida saudável. A nossa equipa de nutrição está aqui para o ajudar a melhorar a sua dieta. Viva mais e melhor com o GO fit

Publicado por:
  • Comer Bem
  • Nutrição
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