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Como fazer refeições de Natal saudáveis

6 dicas para um Natal mais saudável

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  • DEZ

Desfrute das suas refeições e jantares de Natal de uma forma mais saudável.

Moderação, controlo e conhecimento: a sua chave este Natal.

Muitas das tradições de Natal residem nos pratos e doces típicos de Natal. Nesta época é importante haver equilíbrio na alimentação: É importante não haver demasiados excessos alimentares, mas também não é necessário deixar de comer tudo o que gosta nesta época. Moderação é a palavra-chave. Neste ocasião especial é possível ser saudável mantendo as tradições!

 

Deixamos-lhe de seguida 6 dicas para um Natal mais saudável:

 

1. Nos dias que antecedem e sucedem a ceia de Natal e o almoço de Natal, siga uma alimentação saudável e equilibrada. Mantenha as refeições em horários regulares e comece o dia com um pequeno-almoço equilibrado e rico em fibras provenientes dos cereais integrais e da fruta de modo a ficar mais saciado;

 

2. Se tiver a mesa de Natal posta o dia todo, coloque alimentos saudáveis em cima da mesa, tal como fruta, frutos secos, queijo fresco magro e palitos de vegetais, assim evita comer chocolates ou doces sempre que passa pela mesa;

 

3. Inicie o almoço/ jantar de Natal com sopa de legumes ou com saladas/ legumes no prato, assim vai acabar por comer menos quantidade dos restantes alimentos;

 

4. Coma os doces típicos de Natal com moderação – prove de todos mas em pequenas quantidades ou se preferir pense no que realmente gosta e que não costuma comer durante o ano e opte por esse doce;

 

5. Uma vez que por vezes é mais díficil controlar a quantidade dos doces consumidos, controle a qualidade! Opte por receitas saudáveis neste Natal:

                Opte por leite magro em vez do leite gordo;

                Opte por farinha integral ou de aveia, em vez da farinha de trigo;

                Opte por chocolate com maior % de cacau e sem açúcares adicionados;

                Opte por fruta e canela para adoçar em vez de açúcar. Pode ainda optar por stevia. Não polvilhe os doces com o açúcar;

                Opte por azeite em vez de óleo ou da manteiga;

                Opte por iogurte natural sem açúcar ou queijo quark magro em vez de natas;

                Opte por confecções no forno em vez de fritos;

 

5. Não compre demasiada comida, distribuia as sobras pelos convidados e congele as restantes;

 

6. Não deixe de treinar, para compensar as calorias extra ingeridas! E após o almoço de natal desafie os seus familiares a fazer uma caminhada juntos, em vez de continuarem à mesa.

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