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Como introduzir fruta nos nossos pratos

Torne os seus pratos ricos em vitaminas, minerais e fibras, graças aos frutos

  • 14
  • JUL

Os benefícios de introduzir fruta em qualquer tipo de prato.

Estas são as nossas propostas!

A fruta é rica em vitaminas (Como vitamina A, B1, B2, B3, B6, C, E, ácido fólico), minerais (Como fósforo, potássio e magnésio), fibra e água.

Para além disso, existem diversos benefícios comprovados do consumo de fruta:

  • Otimização do sistema imunitário,
  • Diminuição do risco de doenças cardiovasculares,
  • Diminuição do risco de obesidade,
  • Diminuição do risco de diabetes tipo II,
  • Diminuição do risco de cancro,
  • Aumento da sensação de saciedade,
  • Promoção da hidratação.

Segundo a roda dos alimentos é recomendado o consumo de 3 a 5 peças de fruta por dia, sendo que 1 peça de fruta equivale por exemplo a 1 maçã média, 1 pera média, 1 laranja média, ½ banana média, 1/3 manga, 1/3 papaia, etc.

A fruta pode ser incluída na alimentação diária, desde ao pequeno-almoço, como ao almoço e/ou jantar, e aos lanches. De seguida deixamos-lhe algumas sugestões para introduzir a fruta nas refeições:

  • Incluir fruta, por exemplo framboesas, nas receitas de papas de aveia (Ex: Leite meio gordo + flocos de aveia + framboesas).
  • Incluir fruta, por exemplo banana, nas receitas das panquecas de aveia (Ex: Ovo + flocos de aveia + banana).
  • Misturar fruta, como maçã, nas saladas.
  • À sobremesa do almoço e jantar, optar por fruta em vez de sobremesa doce.
  • Incluir fruta nos snacks do meio da manhã ou meio da tarde, juntando uma fonte de proteína (Por exemplo iogurte natural sem açúcar + mirtilos; ou espetada de queijo fresco magro + uvas; ou rodelas de ovo cozido com maçã);
  • Incluir fruta no prato do almoço ou jantar, por exemplo, espetadas de tamboril com abacaxi ou bifes de perú recheados com ameixas;
  • Optar pela fruta enquanto vê televisão, em vez de alimentos não saudáveis como pipocas e batatas fritas.
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