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Cómo introducir hábitos saludables en tus hijos

Envolver as crianças na compra e processamento

  • 5
  • AGO

Envolvê-los na cozinha pode ser cheio de vantagens.

A família inteira pode participar!

Por vezes, incluir hábitos alimentares nas crianças pode ser um desafio, mas o mais importante é incluir toda a família na mudança de hábitos alimentares saudáveis!

As crianças aprendem os hábitos alimentares através da observação dos adultos e participando na escolha, preparação e confeção dos alimentos. Por isso não se esqueça que é fundamental os pais e a família darem o exemplo!

É também importante começar o dia com um pequeno almoço completo e equilibrado de modo a aumentar a concentração e a energia das crianças na escola e ao longo do dia. O pequeno-almoço, bem como as restantes refeições em família devem ser realizadas num ambiente calmo, sem pressões e sem discussões.

Nas férias escolares, estando mais tempo em casa, por vezes pode ser sinónimo de comer mais e comer snacks não saudáveis. A estratégia mais eficaz para evitar o consumo excessivo deste tipo de alimentos é não os comprar e não ter em casa, e ainda substituir por outros mais saudáveis e apelativos, como por exemplo espetadas de fruta ou palitos de vegetais ou sandes variadas. E não se esqueça que os bebés e as crianças precisam de experimentar algo novo pelo menos 7 a 10 vezes antes de se sentirem confortáveis e gostarem, por isso não desista logo.

De modo a incluir hábitos saudáveis na alimentação dos filhos, as crianças podem participar no planeamento da lista de compras e no planeamento das refeições semanais, seguindo as seguintes regras:

  • O almoço e o jantar devem começar com sopa de legumes;
  • O prato principal deve incluir hortícolas + carne/ pescado/ ovos + batata/ arroz/ massa/ leguminosas;
  • As refeições do almoço e do jantar devem ser acompanhadas com água e terminando com fruta fresca;
  • As refeições de peixe devem ser iguais ou superiores às refeições de carne;
  • Os alimentos devem ser variados ao longo da semana;
  • A fruta deve ser incluída no pequeno-almoço e nos lanches.

Por fim, as crianças podem também ser incluídas na preparação e confeção dos alimentos, uma vez que os estudos científicos demonstram que é um fator chave para a melhoria dos hábitos alimentares. Toda a família pode ser criativa na apresentação dos pratos, por exemplo colocando a fruta em espetadas e preparando pratos coloridos.

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