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Conheça os principais grupos musculares e como os treinar

Dicas para treinar corretamente se tiver pouco tempo.

  • 23
  • ABR

Aproveite treinando bem os seus músculos

Potencie os principais grupos musculares.

Os principais grupos musculares são um conjunto de músculos que se podem dividir consoante a sua função estabilizadora ou dinâmica. Dentro dos estabilizadores, como grupos musculares mais importantes, encontramos a musculatura que compõe o CORE, como o transverso abdominal, oblíquos, paravertebrais e glúteos. Na musculatura dinâmica, pode-se dividir por tamanho, principalmente músculos grandes como Dorsais, Peitoral e Quadríceps, grupos medianos como Deltóides ou Isquiotibiais, ou grupos pequenos como Bíceps, Tríceps e gémeos.

 

Como devemos exercitá-los? Em que proporção?

É aconselhável trabalhar a musculatura estabilizadora com isometrias e instabilidades, que nos ajudem na ativação e melhoria deste grupo, tendo em conta que será um apoio na hora de trabalhar a musculatura dinâmica. Neste sentido, é muito importante realizar um trabalho de musculatura estabilizadora antes do trabalho de musculatura dinâmica.

Quanto à musculatura dinâmica, dada a sua função, trabalha-se de maneira concêntrica e excêntrica, e conforme o seu tamanho, costuma-se dar mais frequência de trabalho à musculatura grande do que à pequena. Há que ter em conta o objetivo estabelecido, pois não trabalharemos na mesma frequência se tivermos um objetivo de hipertrofia ou de perda de peso ou rendimento. Para ir evoluindo e avançando no treino, é aconselhável realizar trabalho de força duas vezes por semana.

               

Que benefícios tem trabalhar estes músculos?

São múltiplos os benefícios que nos provoca o exercício da musculatura, provocando várias melhorias a nível hormonal, cujos benefícios se refletem em:

  • Aumento do gasto calórico diário.
  • Melhoria da higiene postural.
  • Aumento da densidade óssea.
  • Prevenção de lesões.
  • Aumento da sensibilidade à insulina.
  • Atraso do envelhecimento, atrasando a atrofia muscular e a perda de fibras musculares, entre outros.

 

Como se potenciam estes grupos?

O ideal é trabalhar com um princípio de sobrecarga progressiva, ou seja, começando com um volume baixo semanal, para que o nosso corpo vá gerando adaptações a nível neurológico e muscular, para depois ir aumentando progressivamente o volume, através de séries e repetições, assim como a intensidade, que variará em função da carga ou dificuldade do exercício.

 

Quais são as atividades mais recomendadas?

Os exercícios mais recomendados são os que podemos fazer em Sala Fitness, sempre guiados pelos instrutores e utilizando na sua execução máquinas ou peso livre em função da nossa experiência e evolução. Além disso, podem ser realizados dentro de uma atividade dirigida como ADAPTIV strength e ADAPTIV GO fit Cross, entre outras.

 

Lembre-se que um treino regrado, acompanhado de uma nutrição adequada e um descanso suficiente, fará com que viva mais e melhor. Pratique GO fit!

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