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A arte de controlar as suas emoções

A relação entre Mindfulness e inteligência emocional

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  • FEV

Aprenda a controlar as suas respostas e a reconhecer os seus sentimentos.

Com Mindfulness, melhorará a sua inteligência emocional.

Daniel Goleman, guru da inteligência emocional, define-a como “a capacidade de reconhecer os nossos próprios sentimentos e dos outros, de nos motivarmos e de gerir adequadamente as relações; a capacidade para a auto-reflexão, ou seja, identificar as próprias emoções e regulá-las de forma apropriada.

 

Tal como o neurónio é o principal componente do sistema nervoso, a emoção é a base do sistema emocional. A palavra emoção provém de ‘emovere’ que, em latim, quer dizer “pôr em movimento”. As emoções põem em movimento tanto as funções internas do organismo como o comportamento externo. Sem elas, não poderíamos recordar, aprender nem ter relações sociais.

 

A sua principal função, além de tudo o que foi dito anteriormente, é proporcionar tendências de comportamento adequadas para determinadas situações. Cada emoção é benéfica, mas também tem o seu perigo de nos arrastrarmos para comportamentos distorcidos. As emoções ativam uma série de mecanismos do corpo, independentemente da vontade ou da consciência que tivermos da emoção, portanto, ignorar as emoções não nos livra das suas consequências.

 

A melhor solução não é evitá-la nem reprimi-la, mas sim expressá-la adequadamente, o que se conhece como regular a emoção. A regulação emocional baseada em Mindfulness é um processo pelo qual influenciamos o modo como sentimos as emoções, quanto tempo duram, como se vivem e como se expressam. É um processo dinâmico com retro-alimentação realizado de maneira consciente que inclui vários passos:

1. Reconhecer: atendendo à riqueza e às nuances da emoção.

2. Rotular: dando nome à emoção.

3. Abraçar ou acolher: modulando a resposta a essa emoção.

4. Indagar: explorando as causas profundas da emoção.

5. Equanimidade: vendo o processo de forma impessoal.

 

Desse modo, a regulação emocional baseada em Mindfulness orienta a emoção para a introspeção, o que transforma a possível ameaça de um comportamento não adaptativo ou destrutivo numa oportunidade de crescimento pessoal.

Pratique a arte do Mindfulness. Pratique GO fit!

 

Publicado por:
  • Corpo e Mente
  • Saúde
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