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No Dia Mundial da Osteoporose: a sua dieta, chave para o ajudar a prevenir

Estes são os nutrientes que o seu corpo precisa para vencer à osteoporose

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Aqui está uma lista de nutrientes para o ajudar a lidar com a osteoporose.

Conduzir um estilo de vida saudável ajudará a prevenir a osteoporose.

No dia 20 de outubro comemora-se o Dia Mundial da Osteoporose, doença crônica e progressiva que causa diminuição da qualidade óssea e da densidade mineral, aumentando o risco de fraturas.

Levar um estilo de vida saudável pode nos ajudar a prevenir e tratar desta patologia comum na nossa sociedade atual. No que diz respeito à nutrição, é conhecido que existem certos nutrientes que podem ajudar-nos a melhorar a saúde dos nossos ossos. Sabe de quais se tratam?

Cálcio

- O cálcio é um mineral essencial, não só porque faz parte do nosso esqueleto, mas também porque tem um papel importante na coagulação do sangue, é essencial para a contração muscular, para o bom funcionamento do nosso coração, no cérebro está envolvido nos sinais nervosos que ocorrem entre os neurônios e também é necessário para secretar certas hormonas. O cálcio não é encontrado apenas nos laticínios, mas também nas amêndoas, nas sementes de sesamo, nos vegetais como brócolos, couve-flor, rúcula, agrião, leguminosas como a soja e o feijão, pequenos peixes que se consomem inteiros como anchovas ou sardinhas.

Vitamina D

- A vitamina D favorece a absorção do cálcio no osso. Se tivermos deficiência de vitamina D, não importa a quantidade de cálcio que ingerimos, não estaremos a facilitar a sua absorção pelo osso. É importante levar esse aspecto em consideração, já que muitas vezes nos concentramos em consumir produtos ricos em cálcio sem prestar atenção aos nossos níveis de vitamina D. Esta vitamina é encontrada em alimentos gordurosos, por ser uma vitamina lipossolúvel (é dissolvida em gordura de alimentos), como laticínios inteiros, gemas de ovo, peixes gordos, mas a maior fonte de vitamina D, cerca de 90%, é sintetizada graças à exposição solar da pele.

Vitamina K

- A vitamina K desempenha um papel importante na coagulação do sangue e na formação da osteocalcina, uma proteína que faz parte da matriz óssea. Esta vitamina é encontrada principalmente em vegetais de folhas verdes, como espinafre.

Sódio

- O sódio é um mineral necessário para o bom funcionamento do nosso organismo. Participa em múltiplos processos e reações químicas, mas em excesso pode favorecer a descalcificação do osso, já que aquele excesso de sódio que deve ser eliminado pela urina também arrastará o cálcio. Portanto, é importante controlar a quantidade de sal que adicionamos aos alimentos e o consumo de alimentos industrializados, pois são eles que mais fornecem sódio.

Magnésio

- O magnésio também é um mineral determinante na prevenção e no tratamento da osteoporose, pois estimula os osteoclastos, células responsáveis ​​pela formação dos ossos. Este mineral é encontrado em frutos secos, leguminosas, cereais integrais e vegetais.

Proteína

- Uma ingestão adequada de proteínas favorece uma densidade mineral óssea correta. A proteína está presente em leguminosas, carnes, peixes, ovos, laticínios e frutos secos. Frequentemente, encontramos pessoas mais velhas com problemas de mastigação que deixam de consumir alimentos ricos em proteínas, como carne e peixe, negligenciando o consumo de proteínas. Nesse momento, é importante estar atento a essa situação e estimular o consumo de alimentos e preparações fáceis de mastigar, como leguminosas, iogurtes, ovos, carne picada, cremes e purês com carne ou peixe incorporado.

O exercício físico é outro ingrediente que deve ter em consideração no seu estilo de vida, pois melhora a qualidade do seu tecido muscular e facilita a libertação de diferentes hormonas que irão melhorar a saúde óssea.

 

Assim, ter uma alimentação variada baseada em alimentos naturais e levar em consideração alguns nutrientes pode nos ajudar a ter ossos fortes e evitar o risco de fraturas.

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