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Uma sesta curta é compatível com a formação?

Os benefícios do Power Snap

  • 25
  • MAR

Um pouco de descanso antes do seu treino

Viva mais e melhor com GO fit!

Muitas vezes, durante a nossa experiência desportiva, focamo-nos mais em quanto devo treinar do que quando devo descansar, e a realidade é que a única forma de alcançar os seus objetivos reais é o seu treino e o seu descanso estarem igualmente bem programados e ser igualmente "exigente" em ambos.

Hoje, queremos falar da "Power Snap", que é a terminologia que usamos atualmente para nos referirmos a um sono reparador, comumente conhecido como sesta, em Espanha.

A Power Snap é um sono de 15 a 20 minutos no máximo, cerca de 30-40 minutos antes do treino de intensidade. Este pequeno descanso tem múltiplos efeitos positivos no seu organismo, tanto fisiológicos quanto psicológicos.

UMA FORMA FÁCIL DE OBTER UM POUCO DE RELAXAMENTO E REDUZIR A FADIGA MENTAL – Entendamos que um dos fatores determinantes para o seu treino é a sua capacidade de concentração; e esta será alterada se não conseguir manter a atenção no treino, ou por outras palavras, se estiver alterado por fatores externos que não fazem parte do treino. Quando está “distraído”, a sua motivação baixa e a sua fadiga mental aumenta, a Power Snap pode ajudá-lo a manter a concentração durante todo o seu treino.

REDUZA O STRESS E A PERTURBAÇÃO APÓS UMA NOITE CURTA – no seguimento do ponto anterior, por stress, ansiedade, ligação digital, etc.… as nossas noites são cada vez mais curtas, a qualidade e a quantidade de sono são muito mais reduzidas na sociedade atual. Isto, além dos problemas a longo prazo, influencia obviamente o seu estado de espírito e, claro, o seu treino. É fundamental manter a motivação para obter resultados, e o stress é o inimigo número um deste; por isso, é fundamental usar todo o tipo de estratégias para o reduzir, sendo a Power Snap uma delas.

INVERTER O IMPACTO HORMONAL – tudo o que acontece no corpo humano é regulado pelas hormonas e, se observarmos com atenção os dois pontos anteriores, compreenderemos que afetam diretamente o nosso sistema hormonal, disparando hormonas “negativas” como o cortisol. Permitir-se este pequeno descanso pode ajudar a regular a produção destas hormonas e contribuir para um processo hormonal mais normal.

RESTAURAR O SEU FOCO E AJUDAR A PROMOVER A APRENDIZAGEM – Algo fundamental no treino é sua capacidade de “aprender movimentos” e este processo torna-se entediante, até impossível, se a fadiga mental for elevada. Certamente já se sentiu “torpe” e não duvidamos que soubesse realizar o movimento, mas o nível de fadiga psicológica era tal que acabou em fadiga muscular, a Power Snap pode ajudar a reduzir estas sensações e melhorar a sua capacidade de aprendizagem técnica.

TENHA CAFEÍNA ANTES DE DORMIR – embora pareça contraditório, a bibliografia denota uma quantidade de referência de que uma ligeira ingestão de cafeína antes da Power Snap (150 mg, no máximo), pode facilitar todos os aspetos mencionados acima.

Como vemos, de todas as estratégias para REDUZIR A FADIGA e/ou recuperação, a Power Snap deve ser considerada como uma delas, pela sua facilidade e pelos seus múltiplos benefícios. 

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